Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • não publicado
  • Publicado: Domingo, 14 de Dezembro de 2014, 07h36
  • Última atualização: 16/12/14 11h00

Academia da Saúde - Conheça mais uma alternativa para uma vida mais saudável

O Sistema Único de Saúde conta com mais um programa na Atenção Básica para a prevenção de doenças crônicas, promoção da saúde e do cuidado: o Programa Academia da Saúde.

Organizado e articulado no território da Atenção Básica, o Programa Academia da Saúde desenvolve ações de práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, artes, educação em saúde, mobilização comunitária, entre outras, que complementam, apoiam e potencializam as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde das Unidades Básicas e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, contribuindo para integralidade do cuidado.

As ações desenvolvidas no polo do Programa englobam um conjunto de atividades individuais e coletivas, desde aquelas que contribuem para o controle da hipertensão arterial até as que trazem aos usuários a possibilidade de experimentação de práticas que ampliem o conhecimento sobre o corpo, ao uso da arte como componente terapêutico e a educação em saúde como estratégia de construção e fortalecimento da autonomia para a produção do cuidado.

Hoje já são mais de 3 mil polos habilitados para construção em mais de 2 mil municípios. Verifique se o seu município possui o Programa. Caso já esteja funcionando, participe! O Programa está integrado à Atenção Básica e é uma das portas de entrada para os serviços de saúde nesse nível de atenção.
Para saber se o seu município possui polo do programa Academia da Saúde habilitado, entre na página  e consulte as portarias.

Para saber qual o polo mais próximo de você, procure a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Blog da Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página