Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • não publicado
  • Publicado: Quarta, 15 de Agosto de 2012, 07h40
  • Última atualização: 30/09/13 09h23

SAMU: Entenda como funciona

Em caso de acidente, se houver feridos, a primeira coisa a ser feita é chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O SAMU está presente em todos os estados do País em quase dois mil municípios e atende hoje a 65% da população brasileira, segundo dados do IBGE. Implantado em 2003 pelo Ministério da Saúde, o SAMU é um dos serviços disponíveis na Política Nacional de Atenção às Urgênciasdo ministério. Além de ambulâncias, motos, lanchas e helicópteros também são utilizados para socorrer quem precisa de atendimento de urgência, mesmo nos locais onde é difícil chegar.

O SAMU funciona 24 horas por dia com médicos, enfermeiros e socorristas. O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, destaca a importância do SAMU no socorro a quem sofreu um acidente ou está passando mal. ”A grande vantagem do SAMU é que você tem um agravo seja ele qual for e você não precisa se deslocar, você disca o 192 de um telefone fixo, de um orelhão ou de uma celular, cai na central de regulação médica das urgência, esse chamado vai para o médico regulador que classifica, prioriza e a partir disso ele encaminha uma ambulância básica ou avançada para onde você estiver. Faz o primeiro atendimento e faz a estabilização e encaminha, a partir dai para um serviço de saúde dessa rede de atenção às urgências.”

A estudante Barbara Marques, de 20 anos, sofreu um acidente de carro em junho deste ano. Ela elogia o atendimento do SAMU. ”Eu estava muito nervosa, mas ele me segurou, falou para eu ter calma, que ele ia me ajudar. Me colocou na maca, colocou aquele negócio no pescoço e falou para eu respirar, para ter calma que ele ia me ajudar que ia me levar para o hospital e que estava tudo bem, que não tinha acontecido nada comigo. Foi bom o atendimento deles, ele foi conversando comigo e eu até esqueci do acidente.”

Qualquer pessoa pode pedir socorro ao SAMU pelo telefone 192. De 2003 até agora, o Ministério da Saúde já entregou quase cinco mil ambulâncias em todo o País. Municípios que têm a população pequena podem desenvolver projetos de pareceria com municípios maiores e que já sejam atendidos pelo SAMU.

Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário
Carregar Mais

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página