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  • Publicado: Quinta, 02 de Outubro de 2014, 06h54
  • Última atualização: 20/08/15 16h07

Cuide da Hidratação


Desde pequenos, aprendemos que a água é essencial para a nossa saúde, mas muitas vezes nos descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no corpo. Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água e entender alguns de seus papéis na manutenção da nossa saúde pode esclarecer melhor por que não devemos negligenciar o cuidado com a hidratação.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Ela ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. O ideal é que consumir no mínimo dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. O cuidado também deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes.

Para quem aproveita os dias quentes para curtir ao ar livre, pratica atividades físicas ou em momentos de festa deve ter ainda mais atenção.

 

Antes

- Hidrate-se com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais. Evite ao máximo os refrigerantes, pois possuem baixíssimo poder de hidratação;

Durante

- Hidrate-se a todo o momento! A perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro;

Após 

- A ingestão de água e suco durante todo o dia vai refletir também no tempo da recuperação. Por isso, tomar muita água e suco de frutas, mesmo no momento de descanso, é fundamental para acelerar o processo de recuperação do corpo;

- Consuma alimentos leves e ricos em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

 

Fonte: Blog da Saúde

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