Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Combate ao Aedes > Dia Nacional de Mobilização leva militares e autoridades do governo às ruas
Início do conteúdo da página
Combate ao Aedes
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 15 de Fevereiro de 2016, 17h50
  • Última atualização: 15/02/16 18h41

Dia Nacional de Mobilização leva militares e autoridades do governo às ruas

Ministro mobilizacaiO Brasil realizou um grande mutirão de combate ao Aedes aegypti no último sábado. O Dia Nacional de Mobilização Zika Zero contou com a participação de mais de 200 mil militares e a presença de mais 100 entes públicos, entre eles ministros e autoridades em capitais e cidades consideradas endêmicas. Casas, terrenos baldios e construções abandonadas concentram de 70% a 80% dos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. Foram visitados 2,8 milhões de domicílios.

A presidenta Dilma Rousseff esteve no Rio de Janeiro e ao final do dia comemorou os resultados: “A ação foi um sucesso, mas claro que é só o começo. A gente vai ter de persistir. Eu tenho absoluta confiança no meu povo”, declarou após visita à Sala Nacional de Coordenação e Controle para Combate ao Aedes aegypti.

Mais de 350 municípios das 27 unidades federativas concentraram os esforços de combate ao mosquito. Cerca de 4 milhões de panfletos informativos foram distribuídos.

O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, participou diretamente das ações. Ele esteve em Salvador (BA). Após participar da cerimônia de abertura dos trabalhos com as tropas do Exército, visitou residências no bairro do Pelourinho e ações no Mercado Modelo, no Terminal Rodoviário e no Aeroporto Internacional de Salvador.

tumblr o2hris386m1v84znao6 1280

Os Secretários do Ministério da Saúde também fizeram parte da ação:

O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi viajou para Londrina (PR) e acompanhou de perto a prevenção no sul do país. A ação começou em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Alvorada, na Avenida Poços de Caldas.

Nardi mobilizacao

Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, se deslocou para o sul e esteve presente em São Leopoldo (RS). Ele atuou ao lado de representantes da administração municipal, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, além das Forças Armadas. A concentração aconteceu na sede do comando local do Exército e em seguida visitaram residências.

Beltrame mobilizacao

Em São Gonçalo (RJ), o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Eduardo Costa, participou da mobilização na Praça Dr. Luis Palmier. Além de visitar residências, durante todo o dia, foram distribuídos materiais informativos com explicações sobre medidas de prevenção e orientações aos moradores sobre a importância do envolvimento de todos os brasileiros na eliminação dos criadouros do mosquito.

IMG-20160215-WA0017

Colatina (ES) recebeu o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Heider Aurélio Pinto, que integrou os trabalhos na Praça Sol Poente, no Bairro Esplanada. As ações incluíram ainda uma vistoria no prédio da Secretaria Municipal de Saúde e a domicílios no bairro Marista, além de panfletagem na feira livre da cidade.

Heider mobilizacao

A Secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Lenir Santos, esteve em Campinas, junto com ministro da defesa, Aldo Rebelo, e representantes do governo estadual e secretarias municipais da prefeitura de Campinas. Seu secretário substituto, André Bonifácio estrve em Alagoinhas (BA) na mobilização da população no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

 sgep

Já o secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antonio Alves, colaborou com o trabalho em Porto Seguro (BA) no bairro de Vila Valdete. Ele participou do evento ao lado do governador do estado, Rui Costa, de representantes do município, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, além das Forças Armadas.

sesai

O diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), vinculada ao Ministério da saúde, José Carlos Abrahão, participou em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. Abrahão vistoriou residências na região, acompanhado de agentes.

ans

Plano de Defesa - A mobilização é a segunda etapa do cronograma criado pelo Ministério da Defesa, que já promoveu a eliminação de focos do mosquito em unidades das Forças Armadas e órgãos públicos.

A terceira etapa do cronograma já está em ação. Os militares em conjunto com agentes de saúde visitam residências para eliminar nascedouros do mosquito a partir de hoje, 18 de fevereiro. Desta vez, 50 mil oficiais das Forças Armadas e 320 mil profissionais de diferentes áreas voltam às ruas.

Já a quarta fase do plano da Defesa será desenvolvida em parceria com o Ministério da Educação, entre 19 de fevereiro e 4 de março, quando as escolas públicas serão visitadas por militares. Além de palestras aos estudantes sobre a necessidade de combater o Aedes aegypti.

 Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

 

Fim do conteúdo da página