Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Combate ao Aedes > Prefeitura abre temporada de faxinaços contra Aedes aegypti em Itabuna
Início do conteúdo da página
Combate ao Aedes
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2016, 11h11
  • Última atualização: 24/02/16 11h11

Prefeitura abre temporada de faxinaços contra Aedes aegypti em Itabuna

Praça Simão Fitterman no São Caetano - Foto Wilson OliveiraO primeiro faxinaço de combate ao Aedes aegypti acontecerá nesta quarta-feira, dia 24, no bairro São Caetano. A concentração dos participantes será no Jardim do Ó de onde seguirá para um dos bairros com maior índice de infestação predial e de notificações de casos de dengue, chikungunya e zika vírus do município. A mesma ação será estendida aos outros bairros de Itabuna, sempre nas manhãs das quartas-feiras reunindo profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e de outros órgãos da Prefeitura de Itabuna, além de voluntários.

Além da faxina em ruas e praças do bairro, que será feita pelos participantes com o suporte de carro coletor, haverá distribuição de material informativo explicando aos moradores como o mosquito se reproduz e como se deve atuar para eliminar focos de larvas, normalmente escondidos em pequenas poças de água, como por exemplo, numa simples tampa de garrafa ou embalagem Pet.

 

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, afirma que a proposta é remover tudo com potencial para fazer o Aedes aegypti se desenvolver. “É possível se acabar com o mosquito, desde que haja a participação efetiva da comunidade. O município vive uma epidemia das arboviroses e a situação se complicará ainda mais se os focos não forem eliminados totalmente”, alerta.
Para reforçar, o secretário diz ainda que não se pode perder de vista que as três doenças provocadas pelo Aedes aegypti trazem consequências danosas, principalmente para as gestantes e seus bebês, que correm o risco de nascer com microcefalia. “Qualquer uma dessas doenças não escolhe idade ou sexo, e pode até matar”, adverte Paulo Bicalho.

O trabalho de conscientização da população e a faxina nos bairros são partes da campanha da Secretaria Municipal da Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que se colocou à disposição do município, inclusive com a liberação de carros fumacê. A pulverização com inseticida já está sendo feita desde a quinta-feira passada nos bairros de maior índice predial.

O faxinaço desta quarta-feira envolverá servidores das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Urbano e de Transporte e Trânsito e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). O presidente da Associação de Moradores do São Caetano, Jomazi Nunes, garantiu total apoio ao evento, bem como as igrejas e clubes de serviços. Os representantes dessas instituições são unânimes ao reforçar o pensamento de que a luta contra o inseto deve ser de todos.

Fonte: Prefeitura de Itabuna

Fim do conteúdo da página