Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Combate ao Aedes > Iniciativa transforma pneus usados em pufes na Universidade de Brasília
Início do conteúdo da página
Combate ao Aedes
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2016, 17h30
  • Última atualização: 25/02/16 17h39

Iniciativa transforma pneus usados em pufes na Universidade de Brasília

 DSC0258A ideia de Grasiela Sousa, graduada em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB), mudou a cara dos corredores da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/Unb), onde pneus transformados em pufes servem de apoio para as atividades dos alunos. O material que estava abandonado nos arredores do campus e poderia servir de criatório do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, hoje chama a atenção de todos que visitam o espaço.

Grasiela conta que a ideia surgiu depois de uma visita à casa de uma amiga. “Vi que ela tinha um pufe feito de pneus em casa e pensei em trazer esta ideia para faculdade. Percebemos que o projeto seria muito interessante, tanto pelo combate ao mosquito como pela parte funcional. Reunimos alunos e funcionários para procurar pneus nos arreadores da universidade e nos cotizamos para comprar o material. Nossa proposta foi reaproveitar, queimá-lo só traria ainda mais dano ao meio ambiente. O material é muito durável. Já tivemos que restaurar alguns tecidos, por exemplo, mas os pneus estão intactos”. Com materiais baratos, como tecido de malha, madeira e rodinhas, os pneus descartados são utilizados diariamente pelos alunos.

 

“A iniciativa faz parte do trabalho que temos na faculdade de integrar os alunos em assuntos do cotidiano para os preparamos melhor para o mercado de trabalho. Gostaríamos, inclusive, de expandir isso para fora da universidade. Pneus descartados podem ser transformados e aproveitados em unidades de saúde, por exemplo, que muitas vezes carecem de assentos para atividades coletivas, como rodas de conversas e atendimentos de grupos como hipertensos e diabéticos”, explica Maria Fátima de Sousa, diretora da FS/UnB.pufs 1

Confeccionar o pufe é simples e com pouco de habilidade manual ele pode decorar e ser muito útil na sua casa.
Aprenda a fazer:

O primeiro passo é lavar e secar bem os pneus. Esfregue bem com uma bucha para eliminar, caso haja, focos do mosquito Aedes aegypiti.

Depois de seco fixe dois pneus juntos para a estrutura ficar sólida. Uma boa forma de fazer isso é parafusá-los.

Corte um pedaço de malha grande o suficiente para cobrir os dois pneus e ter uma sobra para fixa-lo em cima e embaixo.

O material pode ser grampeado na parte interna do pneu para um acabamento mais caprichado.

Corte dois círculos de madeira. O que será usado como base deve ter o tamanho da circunferência do pneu. O do assento deve ter a medida do diâmetro interno, para encaixar no buraco da roda.

A parte de cima pode ser estofada de acordo com a sua preferência, no caso do projeto da UnB, foi utilizado um pedaço de lona e um pouco de enchimento para deixar mais confortável.

As duas partes devem ser grampeadas aos pneus já encapados com o tecido.

Para facilitar a mobilidade, pode se instalar rodinhas, que são facilmente encontradas em lojas de ferragens.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Fim do conteúdo da página