Entenda o SUS
- publicado
- Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2016, 09h30
- Última atualização 19/05/16
- 14h37
Atualização das taxas de partos na saúde suplementar
Dados informados pelas operadoras de planos de saúde à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que, em 2015, foram realizados 569.118 partos na rede credenciada, em todo o País. Desse total, 481.571 ocorreram por cirurgias cesarianas, o que corresponde a 84,6% do total de nascimentos realizados na saúde suplementar. Comparando com o ano de 2014, houve queda de 1% na taxa de cesarianas realizadas pelos planos de saúde.
A atualização das taxas de parto normal e cesáreo já está disponível no site da Agência, na área de informações e avaliações das operadoras. Nesta divulgação, a ANS está disponibilizando informações dos anos de 2014 e 2015, e os dados podem ser pesquisados por operadora.
- publicado
- Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2016, 09h30
- Última atualização 17/05/16
- 15h13
Especialistas analisam modelo da Estratégia de Saúde da Família
Contrastes, divergências e paradoxos marcaram as apresentações do 11° Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O evento abordou o tema Contradições entre a expansão da Estratégia de Saúde da Família e o modelo assistencial. Para tanto, recebeu o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, e o pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF) Aluísio Gomes. Segundo ressaltou Daniel, vivemos um tempo de debate bem menos intenso no que se refere ao modelo assistencial adotado. Conforme apontado por Aluísio, o fortalecimento da Atenção Primária como solução para a reordenação dos sistemas de saúde apresenta contradições na medida em que os discursos de universalização são, na realidade, dirigidos a uma atenção primária pouco resolutiva, voltada para pobres e fragmentada, ou seja, “a manifestação prática desse discurso é um contrassenso. Por isso, deve-se pensar sempre sobre qual atenção primária se está falando”, comentou.
- publicado
- Publicado: Terça, 17 de Maio de 2016, 14h21
- Última atualização 17/05/16
- 17h45
AVANÇO: Ministério da Saúde vai usar tecnologia e bons exemplos já aplicados em municípios
Para melhorar a gestão do Sistema Único de Saúde, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou no último final de semana que vai utilizar a tecnologia e experiências bem-sucedidas de municípios. A primeira ação será informatizar os serviços, como fez no município de Maringá, no Paraná, quando foi prefeito da cidade. A ideia é ter informações em tempo real sobre a utilização de todos os recursos e evitar desperdícios, conforme explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
”Eu quero saber online como é gasto cada centavo do SUS no Brasil. Como é gasto, e em que é gasto. Isso é o que vai nos permitir encontrar aquelas boas-práticas, onde está sendo bem gasto e usar esse modelo para replicar para todos os demais gestores”.
ENFERMAGEM: profissionais são fundamentais para o acolhimento humanizado no SUS
O enfermeiro, em geral, é o primeiro profissional de saúde com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm contato quando procuram uma unidade de atendimento. Esses...
- publicado
- 13/05/16
- 09h00
Confira as ofertas educacionais de combate ao Aedes aegypti
O Ministério da Saúde oferta módulos educacionais com o objetivo de qualificar profissionais de saúde, gestores e população no enfrentamento ao Aedes aegypti. O combate ao mosquito...
- publicado
- 13/05/16
- 08h00
Ciência Móvel visita cidade mineira de Além Paraíba
Imagine uma carreta cheia de módulos interativos que levam ciência, diversão e conhecimento a moradores de municípios que não dispõem de museus de ciência. Essa é a proposta do...
- publicado
- 10/05/16
- 04h58
TV Saúde
Web Rádio Saúde
ESPECIAL INFLUENZA: Entenda como é produzida a vacina para a gripe
Flickr Saúde
Mais lidas do mês
Central de Arquivos
Maio 2016 |

Redes Sociais