Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Entenda o SUS > ENFERMAGEM: profissionais são fundamentais para o acolhimento humanizado no SUS
Início do conteúdo da página
Entenda o SUS
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2016, 09h00
  • Última atualização: 13/05/16 12h25

ENFERMAGEM: profissionais são fundamentais para o acolhimento humanizado no SUS

shutterstock 172496525O enfermeiro, em geral, é o primeiro profissional de saúde com que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm contato quando procuram uma unidade de atendimento. Esses profissionais participam de todo o processo de cuidado na saúde, desde a promoção à proteção e assistência à saúde; Por isso, são fundamentais para o acolhimento humanizado na assistência pública.

A chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário de Brasília, Alaíde de Castro, ressalta que “o enfermeiro é o responsável por identificar, principalmente, as necessidades do cuidado ao paciente, inclusive no contexto hospitalar e curativo”.

 

Alaíde destaca ainda que os profissionais de enfermagem tem um papel importante em todas as questões que envolvem as necessidades prioritárias das pessoas e dos usuários para que se consiga um acolhimento adequado que dê aos usuários o cuidado e o destino para o tipo de atendimento necessário.

“A equipe de enfermagem é o pessoal da linha de frente do atendimento no SUS. Esse tipo de atendimento, hoje, é considerado prioridade. Por isso, este ano, temos como lema da Semana da Enfermagem a construção histórica e política da enfermagem onde reforçamos, como tema central, a participação histórica nas lutas democráticas do país com a implementação de políticas públicas e sociais, e a construção histórica do SUS”, relembra Alaíde.

Entre as bandeiras da Semana da Enfermagem, que acontece de 12 a 20 de maio, também está o desenvolvimento científico e tecnológico da enfermagem brasileira e o aperfeiçoamento do SUS para que, segundo Alaíde, “continue a caminhada que satisfaça as necessidades da população e que, não só estruture melhor o SUS, mas, também, que garanta a sua continuidade”.

Luiz Philipe Leite, para o Blog da Saúde

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página