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  • Publicado: Terça, 21 de Outubro de 2014, 11h34
  • Última atualização: 21/10/14 12h50

Saiba mais sobre o cálcio: mineral responsável por fortalecer os ossos

Fonte: Wasu WatcharadachaphongO cálcio, mineral que é fonte de manutenção das células do organismo,  é responsável por dar resistência e força aos ossos. Para obter a quantidade necessária de cálcio, a OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que as pessoas consumam o mineral  diariamente,  conforme explica a  nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Fernanda Rauber. "De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as recomendações de cálcio podem variar de 300 a 400 miligramas por dia. Nos primeiros meses de vida, a 1.300 miligramas por dia na adolescência, por exemplo. A necessidade de cálcio ela varia ao longo do curso da vida. As crianças, adolescentes e gestantes possuem maior necessidade de ingestão diária de cálcio."

A aposentada Jocélia Nogueira passou grande parte da vida sem ingerir nenhuma fonte de cálcio. Mas ela conta que mudou o hábito depois que foi alertada sobre os riscos da falta de cálcio no organismo, como o desenvolvimento de osteoporose, por exemplo."A questão é prevenção. Nesta idade a gente faz uma prevenção. Então, você aumenta o consumo de alimentos porque a maior parte das pessoas não consome cálcio em quantidade necessária. Laticínios, vegetais com folha verde escura como o brócolis, por exemplo, e couve, várias coisas assim contém cálcio. Quanto mais a pessoa se prevenir enquanto são jovens ainda, enquanto estão na meia idade, para depois não sofrerem mais tarde”, alerta.

Segundo a nutricionista do Ministério da Saúde, Fernanda Rauber, Dona Jocélia fez bem em passar a ingerir laticínios e vegetais de folha escura, já que  esses alimentos são ricos em cálcio. A nutricionista cita mais alimentos que são fontes do mineral "O cálcio está presente em alimentos lácteos, como leite, iogurte natural e queijos. Mas também em outros alimentos, como as hortaliças verde escuro, como couve, espinafre, agrião e acelga. As castanhas, o gergelim e algumas frutas, como por exemplo o açaí, também possuem boas quantidades de cálcio. Por exemplo, um copo de leite de 200 ml têm cerca de 240 miligramas de cálcio. Umas duas colheres de sopa de couve refogada têm cerca de 160 miligramas de cálcio e umas duas unidades de castanha têm cerca de 64 miligramas de cálcio."

O Dia Mundial da Alimentação foi lembrado nesta quinta-feira, 16 de outubro.

 

Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde

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