A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • não publicado
  • Publicado: Quarta, 24 de Dezembro de 2014, 08h57
  • Última atualização: 22/12/14 12h09

#RetrospectivaSaúde2014 Doenças Sexualmente Transmissíveis

Crédito: GajusDurante o ano de 2014 o Blog da Saúde trouxe informações sobre exames, medicamentos, tratamento e dados sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTS) e a importância de todos se protegerem. A recomendação mais indicada para evitar a transmissão das DSTs é o uso de camisinha nas relações sexuais. Herpes, gonorreia, clamídia, HPV e até mesmo Aids/HIV podem ser prevenidos em uma relação sexual segura.

De acordo com o novo boletim epidemiológico, cerca de 734 mil pessoas vivem com HIV e aids hoje no Brasil. O país chega este ano com 29% a mais de pessoas em tratamento com antirretrovirais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na comparação com 2013. De Janeiro a Outubro do ano passado, 47.506 pessoas entraram em uso de medicação antirretroviral, sendo que neste mesmo período de 2014 foram 61.221 pacientes. No total acumulado, quase 400 mil pessoas já estão em terapia com estes medicamentos, neste ano.

Confira o que o Blog da Saúde falou em 2014 sobre DST’s e previna-se!

 

Dia Mundial de Luta contra a Aids | #PartiuTeste

Prevenir, testar e tratar. Este é o objetivo da campanha lançada hoje, 1º de dezembro, pelo Ministério da Saúde, no Dia Mundial de Luta contra a Aids. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids 2014, 734 mil pessoas vivem com HIV e aids hoje no país. Deste total, cerca de 150 mil desconhecem seu diagnóstico. Por isso, #PartiuTeste!

Você sabe diferenciar as hepatites A, B, C, D e E?

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.

Expoepi | As inovações na resposta brasileira à epidemia do HIV/Aids

A Aids é uma doença do sistema imunológico causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitida pelo sangue, pelas relações sexuais desprotegidas ou da mãe portadora do vírus para o filho. Até o mês de setembro foram registradas 389 mil pessoas em tratamento antirretroviral, mas a doença ainda causa 12 mil mortes por ano no país.

Conheça mais sobre as DSTs previna-se!

Feridas, corrimentos, bolhas e verrugas são manifestações comuns de DSTs, que podem ser causadas por vírus, fungos e bactérias. Algumas doenças apresentam sintomas periódicos, dando falsa sensação de melhora ao paciente. Outras não desenvolvem reações orgânicas comuns ao organismo, principalmente em mulheres. Nestas situações, em caso de relação sexual sem uso de camisinha, realize consultas periódicas com o médico.

Dicas de manipulação de alimentos ajudam a prevenir Hepatites A e E

As hepatites virais A e E possuem formas de contágio e, consequentemente, de prevenções muito parecidas, apesar de serem provocadas por vírus diferentes. Para Hepatite A, já existe vacina oferecida de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para a hepatite E ainda não há uma imunização disponível, portanto a melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico.

 

Fonte: Blog da Saúde

 

 

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

RADIONOVELA: Macaco transmissor de febre amarela é história de pescador

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Marco 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
27 28 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2
Fim do conteúdo da página