A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • não publicado
  • Publicado: Segunda, 29 de Dezembro de 2014, 05h55
  • Última atualização: 22/12/14 16h04

#RetrospectivaSaúde2014| Vida Saudável

Crédito: Carlos HortaA obesidade e o excesso de peso têm crescido no Brasil. Segundo dados do Vigitel 2013, levantamento do Ministério da Saúde realizado anualmente sobre hábitos alimentares e estilos de vida, o excesso de peso atinge 50,8% da população, sendo 17,5% de obesos. Para ajudar a orientar foi lançado o novo Guia Alimentar para a População Brasileira pelo Ministério da Saúde. A publicação mostra os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. Uma das recomendações do novo guia é consumir alimentos in natura ou minimamente processados.

Além de uma alimentação mais saudável, a atividade física pode ser uma aliada importante no combate à obesidade e ao estresse. Além de seus efeitos no corpo - como controle do peso e melhora no quadro clínico de diversas doenças – a prática regular de atividades físicas também possui benefícios psicossociais e contribui para a diminuição do estresse, diminuição dos sintomas da TPM, melhora do humor, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar.

Abaixo você acompanha as matérias relacionadas a hábitos de vida mais saudáveis publicadas no Blog da Saúde. Boa leitura!

 

Nutrição | Novo Guia Alimentar recomenda consumir alimentos in natura ou minimamente processados

O novo Guia Alimentar para a População Brasileira foi lançado nesta semana pelo Ministério da Saúde. A publicação mostra os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. Uma das recomendações do novo guia é consumir alimentos in natura ou minimamente processados, conforme explica a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.


Confira como ter uma alimentação mais saudável com a Bela Gil

Aprender a cozinhar para se alimentar bem levou Bela Gil a Nova York, nos Estados Unidos, para se especializar em nutrição e gastronomia. Filha do cantor Gilberto Gil, Bela voltou ao Brasil e hoje apresenta o programa Bela Cozinha, pelo canal a cabo GNT.  A missão de Bela Gil é provar que comida de verdade não faz mal, se foram feitas boas escolhas. Em uma entrevista ao Blog da Saúde, Bela falou sobre questões sobre nutrição e saúde, hábitos alimentares e a ingestão de alimentos processados.

Pratique atividades físicas e combata o estresse

A atividade física pode ser uma aliada importante no combate ao estresse. Além de seus efeitos no corpo - como controle do peso e melhora no quadro clínico de diversas doenças – a prática regular de atividades físicas também possui benefícios psicossociais e contribui para a diminuição do estresse, diminuição dos sintomas da TPM, melhora do humor, aumento da autoestima e da sensação de bem-estar.

Crianças formam seus hábitos alimentares nos primeiros anos de vida

A obesidade e o excesso de peso têm crescido no Brasil. Segundo dados do Vigitel 2013, levantamento do Ministério da Saúde realizado anualmente sobre hábitos alimentares e estilos de vida, o excesso de peso atinge 50,8% da população, sendo 17,5% de obesos.Para evitar que se tornem adultos obesos ou com excesso de peso, os pais devem ficar alerta e combater a obesidade infantil, principalmente nos primeiros anos de vida.

Saiba como evitar intoxicação alimentar durante as festas

Com a chegada do final do ano, vários convites para confraternizações começam a acontecer. E são nesses encontros que muitas pessoas abusam de bebidas álcoolicas e de alimentos ricos em gordura e açúcar.

Como se alimentar para prevenir e melhorar a diarreia

A diarreia é caracterizada quando há perda de consistência das fezes, que passam a apresentar um aspecto aguado ou líquido, e o aumento do número de evacuações, ou seja, de “idas ao banheiro”. O mal estar pode ser causado por diversas razões e é dividido em dois tipos: diarreia inflamatória e diarreia não inflamatória.

Fonte: Blog da Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

 

FARMÁCIA POPULAR: Ministério da Saúde vai ampliar repasse de recursos para oferta de medicamentos

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Junho 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
Fim do conteúdo da página