Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Terça, 30 de Dezembro de 2014, 14h27
  • Última atualização: 30/12/14 14h27

Férias exigem cuidados especiais com alimentação e hidratação

Crédito: Brian SFérias: período de descanso e para muitas pessoas de descaso tanto com a alimentação quanto com a hidratação. Seja na praia ou na casa de campo, geralmente nesta época o cardápio costuma ser mais diverso e cheio de frituras e guloseimas. De acordo com a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, é imprescindível que uma alimentação saudável e equilibrada seja levada a séria durante todo o ano, como recomenda o Guia Alimentar para a População Brasileira. Prefira sempre alimentos in natura (obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza) ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

As férias de fim de ano coincidem com o início do verão e por isso a hidratação tem que ser reforçada nessa época. Tendo em vista o aspecto das mudanças no metabolismo diante o aumento das temperaturas e as mudanças de hábitos alimentares nessa estação do ano, o consumo de frutas, verduras e legumes e água são ainda mais importantes, pois auxiliam na hidratação e reposição de sais minerais perdidos na sudorese. Alimentos como melancia, laranja e melão, bem como saladas cruas, são ótimas opções para esse período do ano, segundo a CGAN, pois têm alto teor de água e por isso aumentam a sensação de saciedade e reduzem a sede. Preparações muito gordurosas e produtos ultraprocessados devem ficar de lado, considerando que são nutricionalmente desbalanceados.

 

Para evitar a desidratação, comum quando se vai à praia ou locais com muito sol, a ingestão mais frequente de água e sucos naturais sem açúcar também é recomendada. A Coordenação fria que a água é um alimento indispensável ao funcionamento adequado do organismo humano e essencial à vida. Nenhum outro nutriente tem tantas funções no organismo como ela, sendo sua ingestão diária crucial para a saúde humana. A quantidade a ser ingerida pode variar de acordo com a atividade física e com a temperatura ambiente. É importante lembrar que alimentos in natura, minimamente processados e preparações culinárias têm alto conteúdo de água.

Outro problema que infelizmente é recorrente durante as férias são as complicações que podem surgir após o consumo de determinados alimentos. Alimentos não corretamente higienizados, utensílios, sujos, insetos e as próprias pessoas podem ser fontes de contaminação. Para assegurar a qualidade da alimentação e evitar riscos de infecções ou intoxicações, os alimentos devem ser escolhidos, conservados e manipulados adequadamente, lembra a CGAN. Por isso é importante ficar de olho nas condições de higiene dos estabelecimentos escolhidos para as refeições. Alimentos devem ser adquiridos em mercados, feiras, sacolões, açougues e peixarias limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação. É importante que alimentos que necessitam de refrigeração fiquem o menor tempo possível exposto à temperatura ambiente.

 

Fonte: Larissa Domingues / Conteúdo Web

Registrado em:
Adicionar Comentário
  • Olá Edmirso. A gestão do sistema de saúde é realizada por estados e municípios por meio da transferência de recursos financeiros pela União. Assim, cabe aos gestores (governadores, prefeitos) executarem contratações, pagamento de pessoal, capacitação, equipar as unidades de Saúde. Por favor, entrem em contato com a Ouvidoria Nacional do Sus no número 136 para denunciar qualquer irregularidade.

    cerca de 4 anos atrás
  • Edmirso Batista de Abreu

    Denunciar Link Permanente

    Denuncia de repasse do Governo Federal para o Município de Quatro Barras Pr, R$ 1.000.000.00 um milhão de reais para construção de uma Upa 24 horas que está abandonada e virou um elefante branco Vejas as 25 fotos no meu facebook.com e a ambulância da Upa 24 horas, que se encontra abandonada tomando chuva e sol no pátio da Prefeitura, é uma vergonha e uma caos queremos saber quanto foi gasto neste 40% iniciado e abandonado qual a construtora e fornecedores de matérias que ganhou a licitação e se houve sub faturamento e notas frias, Veja as fotos e denuncia no facebook.com Edmirso Abreu ou Edmirso favor adicionar eu como amigo terei o prazer em liberação as fotos e as denuncia no Tribunal Eleitoral e Tribunal de Justiça, Gaeco e Delegacia da Policia Federal OAB, e Midia ou entrar em contato nós órgão citados que estão investigando, Obrigado e fico no aguardo porque terei o prazer em ajudar acabar com esse paradigma que é o câncer da sociedade brasileira a corrupção e corruptores ; Fone Celular 041-98030078 Res: 041-36722576

    cerca de 4 anos atrás

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página