Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 09 de Janeiro de 2015, 09h00
  • Última atualização: 08/01/15 15h03

#RetrospectivaSaúde2014 | Saúde Ocular

Crédito: Phatic-PhotographyA visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.

As principais doenças oculares são as conjuntivites, tracoma, catarata, glaucoma e outras. Para proteger os olhos e evitar acidentes é necessário prevenir-se, como, por exemplo, guardar substâncias inflamáveis, químicas ou medicamentos fora do alcance de crianças, cuidado com o manuseio de objetos pontiagudos ou cortante. Algumas dicas podem evitar problemas irreversíveis, portanto, use protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos, lave os olhos com bastante água limpa no caso de contato com qualquer líquido e use óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista.

Confira as matérias do Blog da Saúde em 2014 sobre saúde ocular

Aprenda a cuidar dos seus olhos e proteger a visão

Fala-se da beleza e dos muitos atributos poéticos deles, mas nem sempre se lembram dos cuidados que se deve ter com os olhos. Exames de prevenção devem ser realizados periodicamente para garantir uma vida mais saudável. Apesar de vivermos em um mundo que exige cada vez mais dos olhos, nem sempre cuidamos adequadamente dessa área, o chefe da oftalmologia do Hospital Federal da Lagoa (RJ), Mizael Augusto, afirma que os cuidados com a saúde ocular devem começar desde o nascimento, para que se possam prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida. 

Saúde dos olhos: Conheça algumas das doenças que podem atingir a visão

Daltonismo: sem cura, doença é quase sempre diagnosticada durante idade escolar
É comum que as pessoas se refiram aos portadores de daltonismo como aqueles que não conseguem diferenciar as cores. A afirmação é parcialmente correta: O daltonismo é uma denominação genérica para as pessoas que têm alterações nas visões das cores.

Você sabe o que é Tracoma?

A doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, é conhecida como Tracoma. Ocorre principalmente em crianças, possui fácil tratamento, mas necessita de tratamento, pois forma em muitos casos a doença pode não apresentar sintomas lesões que provocam o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão.

Saiba mais sobre a conjuntivite

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

Toxoplasmose

No organismo humano, os protozoários se multiplicam e atacam todos os órgãos através do sangue, provocando infecção generalizada. Por isso, surgem deficiências neurológicas, inflamações nos olhos, complicações musculares, hepatites, pancreatites. A estudante Fernanda Goye sofreu consequências oculares após duas infecções por toxoplasmose. “Não sei exatamente como peguei a doença, mas começou em 2004 aos meus 10 anos. Fui a um acampamento e voltei com um sangramento no olho esquerdo.

 

Fonte: Blog da Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página