Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 12 de Janeiro de 2015, 12h19
  • Última atualização: 12/01/15 12h19

Casos de dengue caem 66 % na Região Sudeste

Em 2014, caiu o número de casos de dengue em todo o país. Mas foi o Sudeste que registrou a maior queda de casos da doença. Para se ter uma ideia, em 2013, havia 918 mil casos registrados na Região. Esse número caiu para 310 mil em 2014. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, diversas ações foram desenvolvidas junto à população para contribuir com a redução da dengue no estado.

É o que conta o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe. "No ano de 2014 quando comparado com o ano de 2013, nós observamos uma redução aqui no Rio de Janeiro de 96% dos casos de dengue. Nós lançamos há alguns anos atrás a campanha dos 10 minutos contra a dengue, além disso, houve um trabalho junto aos municípios para estruturação de planos de contingência da dengue, dar uma resposta imediata em caso de aumento de transmissão de dengue. A participação da população é essencial na redução de criadouros do mosquito da dengue e consequentemente na redução de casos.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça que a melhor maneira de evitar os focos do mosquito da dengue é a prevenção."A maneira de prevenir é evitar que tenha na casa da pessoa qualquer tipo de água parada. Se a caixa d'água estiver destampada, ela pode virar um criadouro de mosquito, se a calha estiver entupida, quando chover a água vai ficar parada, pode virar um criadouro de mosquito, se tiver vasos de planta com prato com água, pode virar criadouro de mosquito. Então, é muito importante que a cada família avalie a sua casa".

 

A servente de cinema, Maria de Lourdes Duarte, sabe o que deve fazer para combater o mosquito da dengue. Um vasinho de planta, você tem que estar sempre olhando, sempre virando para que não fique uma aguinha para que é disso que eles gostam. Aqui no trabalho inclusive eu sempre faço isso porque aqui tem muito planta. Na minha casa por exemplo procuro deixar meus vasos sem o pratinho para evitar de esquecer essa água parada, para evitar isso".

A dengue é uma doença causada pelo mosquito Aedes Aegypti que pode provocar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele. Quem perceber esses sinais deve procurar uma unidade básica de saúde.

Fontea: Karina Chagas/ Agência Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página