Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 21 de Janeiro de 2015, 17h04
  • Última atualização: 28/01/15 16h42

UNA-SUS está com inscrições abertas para o curso Hanseníase na Atenção Básica

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com inscrições abertas para o curso Hanseníase na Atenção Básica. Lançado em outubro de 2014, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), o curso terá início em janeiro de 2015.

O curso Hanseníase na Atenção Básica tem como tem como objetivo preparar os profissionais para atuarem no controle da transmissão da hanseníase e diminuir as incapacidades causadas pela doença. Nesse contexto, o conteúdo apresentado ressalta a importância do diagnóstico oportuno e do efetivo controle de contatos. Para tanto, são utilizados diversos recursos educacionais para promover o aprendizado.

Além dos casos clínicos e dos quizes - bastante utilizados nos cursos oferecidos pela UNA-SUS -, o curso conta com vídeo-aulas com explicações de especialistas no tema. Também foram produzidas dramatizações, que servem como vídeos de apoio às explicações das vídeo-aulas. Dessa forma, os conteúdos de diferentes recursos se interagem, reforçando os conhecimentos do aluno. Além disso, são utilizados hipertextos, caixas de ajuda e glossário para aprofundar os conhecimentos de termos técnicos.

 

“É importante ressaltar que a hanseníase pode ser controlada na Atenção Básica. Nesse sentido, o curso propõe soluções e ações factíveis para o cuidado nesse nível de atenção, com os recursos disponíveis”, afirma a designer educacional da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Bárbara Menezes.

O curso é dividido em três unidades: vigilância; diagnóstico e acompanhamento da hanseníase na Atenção Básica. Os casos clínicos são transversais, abrangendo e integrando os três aspectos do controle da doença.

SERVIÇO:
Curso Hanseníase na Atenção Básica

Inscrições: O período para inscrições está aberto até 20 de abril de 2015. O curso será iniciado em janeiro de 2015.

Público-alvo: O curso é voltado para profissionais de saúde de nível superior que atuam na Atenção Básica em todo território nacional.

Carga horária: 45 horas.

Vagas: Serão disponibilizadas 5 mil vagas para profissionais de todo Brasil.

 

Fonte: UnaSUS

Registrado em:
Adicionar Comentário

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página