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  • publicado
  • Publicado: Terça, 27 de Janeiro de 2015, 15h40
  • Última atualização: 27/01/15 15h40

Saiba como preparar o feijão de forma saudável

Crédito: Mona MakelaPreto, mulatinho, carioquinha, fradinho ou de corda, o feijão está todos os dias na mesa da maioria dos brasileiros. O melhor é que, além de ser delicioso, esse alimento faz bem para a saúde porque é rico em vitaminas, carboidratos, minerais, proteínas e antioxidantes.

Mas é preciso saber preparar o feijão de forma saudável, conforme explica o coordenador de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes: "Primeiro ponto, reduzir a quantidade de óleo e sal que se adiciona, inclusive, de outras fontes de sal é importante porque muitas vezes é costume adicionar carne salgada; e outro ponto é, justamente, aproveitar da variedade de outros temperos que podem, inclusive, substituir muito o próprio papel do sal em relação à questão de dar sabor ao alimento que no feijão a variedade é ainda maior porque se usa desde cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro, então vários outros."

O feijão é um dos alimentos indicados ao consumo diário da população e integra o Guia alimentar 2014, organizado pelo Ministério da Saúde. A contabilista Eliete Fernandes conta de que modo prepara todos os dias o feijão de forma bem saudável: "O feijão aqui de casa a gente costuma preparar com verdura, eu pego uma abobrinha japonesa corto, preparo um alho e sal, passo bem no pouco óleo e cozinho o feijão, eu acho que fica mais saboroso, mais saudável e não precisa complementar com aqueles temperos industrializados, com calabresa, bacon, isso não é algo de se comer no dia a dia."

 

quem quer emagrecer, o feijão pode ser um ótimo aliado, pois ajuda a controlar a fome. É o que destaca o coordenador de Nutrição e Alimentação do Ministério da Saúde, Eduardo Fernandes:"Tem muita fibra, vitaminas do complexo B, minerais, são fontes de ferro, zinco, cálcio e é importante nessa característica do feijão que ele tendo alto teor de fibras e moderado de calorias ele também tem a característica também de conferir uma saciedade maior, então evita que a pessoa coma mais do que o necessário. Isso é importante porque dentro da própria dieta tradicional brasileira o feijão tem um destaque no par com o arroz e feijão que é, inclusive um prato que traz uma quantidade equilibrada de calorias, proteínas e outros nutrientes já como base da alimentação."

A promoção da alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

Fonte: Ana Cláudia Amorim/Agência Saúde

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