Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 05 de Fevereiro de 2015, 11h21
  • Última atualização: 05/02/15 12h02

Faltam dois dias para a mobilização nacional contra a dengue e a chikungunya

Faltam apenas dois dias para o Dia D de combate à dengue e à chikungunya. Apesar da queda de 59% nos casos de dengue no ano passado, o Ministério da Saúde vai aproveitar a data para pedir à população e aos gestores públicos que reforcem as medidas de prevenção. É o que alerta o ministro da Saúde, Arthur Chioro. "Faltam apenas dois dias para o Dia D de mobilização contra a dengue e chikungunya. Este sábado será muito importante para que a gente reforce a importância de permanecermos envolvidos nessa grande corrente de prevenção, com o trabalho das prefeituras de irem às comunidades, das famílias continuarem a combater os focos do mosquito nas suas casas. Mais do que nunca a prevenção é o nosso foco".

O motorista Victor Cavalcanti está atento às ações de prevenção contra dengue e chikungunya. Ele acredita que toda a vizinhança deve colaborar para eliminar os focos das doenças. "A gente sempre vira os pneus ao contrário quando tem alguma chuva ou alguma coisa que molhe para não ficar com a água parada. As plantas, sempre que são regadas a gente vira o potinho embaixo que fica a água que escorre depois da terra e tem um outro método, também, que é colocar areia para quando escorrer a água não criar aquela poça. A caixa d'água tem que ser mantido fechada. Como existe a vizinhança e é para o bem de todo mundo, eu acho que a pessoa do lado da casa... comentar com relação à prevenção do mosquito da dengue".

No próximo sábado, dia sete de fevereiro, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, vai anunciar a mobilização nacional contra a dengue e a chikungunya no município de Valparaíso, em Goiás. O secretário municipal de Saúde, Walter de Mattos, conta que uma das ações que vão acontecer durante esse dia será o atendimento médico à população voltado ao tema dengue e chikungunya. "Teremos também uma ação saúde nessa mesma data, onde teremos atendimento com mais de 10 médicos atendendo durante o projeto Ação Saúde, que será realizado no mesmo momento. Durante a manhã, de 8h até ás 13h, nessa campanha de prevenção, também, que é importante dentro da atenção básica do município. Qualquer atendimento, mas é um programa que o município já faz. Cada edição dele tem um tema e o tema deste sábado será voltado ao combate à dengue e chikungunya".

Para combater a dengue e a chikungunya, o Ministério da Saúde repassou em janeiro mais 150 milhões de reais a todos os estados e municípios.

Fonte: Fábio Ruas/ Agência Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página