Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Terça, 26 de Maio de 2015, 15h18
  • Última atualização: 26/05/15 15h22

Ministério da Saúde convida blogueiras para ação e doação de leite

Thalita e Roseane no lançamento da Campanha Nacional de Doação de Leite (foto: Instagram @thalitacampedelli)Como parte das ações em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional para incentivar o ato da doação. Com o tema "Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças", a ação é direcionada para conscientizar sobre a importância do leite materno doado aos bebês prematuros.

A campanha, organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, tem como objetivo aumentar o número de novas doadoras voluntárias e o volume de leite materno coletado e distribuído para os recém-nascidos. Atualmente, o volume de leite materno coletado representa de 55% a 60% da real demanda no País.

Para ajudar a propagar as informações, o Ministério da Saúde convidou blogueiras especializadas no assunto maternidade para gravarem vídeos, publicarem em seus blogs nas redes sociais dados importantes e suas experiências como doadoras de leite. Thalita Campedelli, Roseane Guimarães e Priscila Sodré fazem parte do time de apoiadoras digitais que tiveram oportunidade de participar da coletiva de imprensa que lançou a campanha.

 

Roseane Guimarães, do Canal Éramos Dois, ressaltou em um dos vídeos gravados em apoio à campanha, a importância da doação e do convite feito pelo Ministério da Saúde. “Estou muito feliz de ter oportunidade, e esse incentivo do Ministério da Saúde, para bater um papo sobre o ato de doar leite materno”. Com mais de 2 milhões de visualizações em seu canal do Youtube, a mãe da Rafaella de 7 meses mostrou em seu canal na rede social de vídeos e em seu blog detalhes da coletiva de imprensa e um depoimento emocionado sobre a experiência com amamentação e fatos sobre a doação de leite.

Confira os vídeos gravados por Roseane.


Thalita Campedelli também fez parte do time de apoiadoras digitais da campanha. Além de mostrar detalhes do evento de lançamento da campanha, ela gravou um depoimento sobre a doação de leite. Mãe de três crianças, Thalita doou leite nas três gestações e dividiu experiências. “Eu adoro este assunto. E quando as pessoas descobrem que eu doei, sempre recebo muitas perguntas. Logo no meu primeiro pós-parto fui orientada pelo banco de leite a fazer a ordenha e caso eu quisesse doar fui direcionada e me deram as informações necessárias”.

Em seu depoimento no Youtube Thalita contou como o Banco de Leite a ajudou a tirar dúvidas na doação. “Logo que minha filha Nina nasceu fiquei doente e tive que tomar antibiótico. Me ligavam sempre do banco de leite para combinar a retirada da doação. E naquela semana eu falei que não ia doar leite porque eu estava tomando remédio. A enfermeira do banco de leite perguntou o medicamento que eu estava usando e me falou que aquele medicamento não impedia a doação, e que sempre que eu tomasse um medicamento eu poderia entrar em contato para tirar minhas dúvidas. Achei isso muito positivo. Como estou no terceiro filho, já tive muitas experiências com o banco de leite e eles me ajudaram em diversos momentos”, conta.
Assista aos vídeos gravados por Thalita.



Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação. Por isso, se você está amamentado e quer doar, procure o banco de leite humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136. Seu gesto significa a vida para uma criança.

Saiba mais sobre como doar leite na matéria do Blog da Saúde.

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página