A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 03 de Março de 2017, 07h30
  • Última atualização: 03/03/17 12h02

HU-UFMA forma 100 novos profissionais

saoluisEles estão capacitados em 23 diferentes especialidades médicas

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na semana passada, a formatura em residência médica de 100 profissionais, capacitados em 23 especialidades. O hospital é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão.

A especialização incluiu diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino, pesquisa e extensão. A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou que o sentimento da equipe de gestão é de alegria e de dever cumprido. “O treinamento em serviço fortalece o aprendizado e enriquece as práticas assistenciais, capacitando o profissional para atuar em qualquer instituição de saúde”.       

 

O coordenador da Comissão de Residência Médica, José Pereira Guará, lembrou no local que a formação dos médicos não é uma tarefa fácil, parabenizou todos os envolvidos no processo, e ressaltou que o aprendizado continua diariamente. “Essa é só mais uma etapa que vocês estão vencendo e a instituição se orgulha em poder contribuir com a formação de cada um. A sociedade só tem a ganhar”, analisou.

História

Presente no evento, o fundador da Residência Médica no HU-UFMA, Natalino Salgado Filho, fez um resgate histórico destacando os avanços da residência, que iniciou em 1980, com os programas de Clínica Médica, Medicina Geral e Comunitária (descredenciado em 1993), Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

Hoje, a residência conta com 23 especialidades. (Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Coloproctologia, Ecocardiografia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Digestiva, Gastroenterologia, Infectologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica, Medicina de Família e Comunidade, Nefrologia, Neonatologia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Pediatria, Pneumologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Urologia).

Saiba mais sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Fonte: Portal Ebserh

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

FÁRMACOS: Acordo entre Anvisa e INPI acelera exame de patentes

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Abril 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Fim do conteúdo da página