A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 08h00
  • Última atualização: 03/04/17 17h58

ANS faz primeira reunião do projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar

ans-logoA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 30/03 a primeira reunião do grupo multidisciplinar que irá conduzir o Projeto de Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar. O grupo terá seu trabalho pautado em estudos científicos publicados no Brasil e no exterior e nos dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) da saúde suplementar, amplo estudo realizado pelo Ministério da Saúde e pela ANS.

“Dados do Vigitel apontam um excesso de peso e obesidade entre beneficiários de planos de saúde. A construção de diretrizes e de diagnósticos em conjunto com as entidades do setor é fundamental para elaborarmos ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças voltadas para a obesidade, incluindo a infantil”, explicou Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação do Produtos da ANS.

De acordo com o Vigitel Brasil 2015 (último relatório publicado), os beneficiários de planos de saúde estão fumando menos, consumindo mais frutas e hortaliças e se exercitando mais, mas ainda sofrem com o sobrepeso e a obesidade. A proporção de indivíduos com sobrepeso cresceu 12,5% e a de obesos 36% desde 2008, ano em que foi feito o primeiro levantamento.

“Sabemos que o problema não tem uma única causa, ele é multifatorial, e que a solução não pode vir de uma única instituição, nem mesmo apenas do setor da saúde. É preciso envolver outros setores, como o da indústria alimentícia e o da educação”, disse Raquel Lisbôa, gerente geral de Regulação da ANS.

Segundo Katia Audi, gerente de Monitoramento Assistencial da Agência, o objetivo final do grupo é “desenvolver um projeto de enfrentamento do sobrepeso e da obesidade reunindo diretrizes que apontem para a integração entre procedimentos de prevenção e cuidado da obesidade, compondo uma diretriz única, à qual as operadoras de planos de saúde possam seguir”. A gerente também ressaltou que o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS prevê coberturas obrigatórias a beneficiários com problemas de sobrepeso e obesidade, com garantia a profissionais de saúde de diversas especialidades, como Nutrição e Psicologia.

Participaram do encontro as seguintes entidades: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – ABESO; Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM; Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP; Serviço Social do Comércio – SESC; Serviço Social da Indústria – SESI; Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS; Conselho Federal de Educação Física; Portal Panelinha e Ministério da Saúde, além de pesquisadores e técnicos da ANS.

O encontro foi realizado a oito dias do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07/04. Além do combate ao sobrepeso e obesidade, a ANS aproveita a ocasião para fomentar entre os entes regulados a discussão sobre a depressão, tema da campanha lançada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Veja aqui no Espaço da Operadora o material preparado pela Agência para a conscientização sobre os dois temas.

Fonte: ANS

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Setembro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
Fim do conteúdo da página