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Promoção da Saúde
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 09h39
  • Última atualização: 24/04/17 09h21

A Meta é Saúde: Aos poucos, as coisas vão dando certo!

Semana2Passado o primeiro susto com as primeiras metas, fiquei mais tranquila e confiante para enfrentar os desafios da segunda semana. Comecei a fazer coisas no meu dia a dia que nem sabia que era capaz, ou que sempre deixava de lado por conta da preguiça. Viver as experiências para compartilhar no Blog tem sido um exercício incrível de autoconhecimento também.

As minhas metas desta semana foram mais tranquilas, mas não menos desafiadoras, claro! O Ministério tem nos incentivado a cumprir durante nosso dia a dia atividades mais simples.  Pequenas, mas que podem fazer toda a diferença nas relações com as outras pessoas, com a comida e com o nosso corpo.

Em relação à alimentação, me pediram para escolher pelo menos uma companhia para comer todos os dias e dar prioridade a refeições feitas na hora, ou buffets onde eu pudesse me servir e as preparações não fossem prontas. Até aí não é sacrifício nenhum! Não há nada melhor do que priorizar uma comida recém-feita e fresquinha! Se me perguntarem qual opção eu prefiro entre algo congelado ou algo feito na hora, não tenham dúvidas que vou preferir a segunda opção!

Semana2 2Esse é o Luiz!Acontece que o horário de almoço é um momento onde eu gosto de ficar um pouco mais sozinha para refletir, e em alguns momentos até prefiro comer desacompanhada. Só que nessa semana, eu deveria comer todos os dias com alguém. Agradecimento especial ao meu amigo Luiz, que dos cinco dias da semana almoçou comigo em quatro, e puxou a minha orelha por eu ter comido tão rápido, e terminado muito antes dele a minha refeição em um dos dias!

Na quarta-feira foi o dia de almoçar com as garotas, onde sentaram á mesa comigo a Erika e a Ana. Pedimos salada, e não sabia que eu podia me sentir saciada e tão bem disposta apenas com uma saladinha. Mais um ponto para a lista de descobertas por conta da “A Meta é Saúde”! Conversar e desfrutar as companhias me ajudou muito a comer mais devagar, mastigando bem os alimentos e presentando mais atenção no que havia escolhido para preencher o meu prato.

Semana2 1Erika (esq.) e Ana (dir)!Vou continuar tentando transformar o meu almoço em um momento menos introspectivo e mais divertido, já que acabo almoçando quase sempre no trabalho, e um momento de confraternização no meio do dia pode salvar qualquer tarde produtiva!

Chegou o momento de compartilhar com vocês como foi o desafio da atividade: sair para dançar duas vezes na semana. Até aí não parece nada desafiador, nem muito difícil. Mas pasmem: não consegui sair os dois dias para dançar, mas o dia que saí, em compensação, valeu por dois! (Obs: Valeu tanto que eu até esqueci de tirar foto! Mas tem registro em vídeo no resumo da semana, assiste lá!)

Naquela semana comecei a estudar nas noites de quinta e sexta até às 22h. A única coisa que eu queria era minha cama, e colocar as pernas para cima, então dia de semana não ia rolar sair para “mexer o esqueleto”. No sábado, descansada e repousada, depois de uns exercícios físicos que me deram muita disposição para o dia todo, fui para uma “balada” em Brasília que eu ainda não conhecia, junto com os meus amigos André e João. Foi incrível. As músicas eram estilo pop e eletrônico, e da para dançar muito.

Eu gosto de tentar conhecer novos lugares, e se não tivesse a meta para cumprir, provavelmente eu teria ficado em casa estudando ou vendo TV, o que seria horrível, pois deixaria de me divertir, conhecer pessoas novas, e movimentar todo o meu corpo, que já não ia dançar a algum tempo.

Não achem que eu não saio e só trabalho e estudo. Eu me divirto, mas no geral saio para comer em lugares onde fico sentada. Nada que contribua diretamente para a saúde, não é mesmo?

Estou tentando pensar as metas além das semanas que eu pratico, e tentar colocar na minha rotina atividades que me tirem da inércia e me coloquem em movimento. Quem sabe eu não começo a sair mais para festas do que para bares e restaurantes, por exemplo?
Na outra semana pedi para vocês torcerem por mim, mas nesta vou pedir para que vocês continuem acompanhando e me motivando! Não se esqueçam que todos podem participar do desafio comigo. Só não deixem de compartilhar conosco a sua experiência usando a #AMetaÉSaúde!

 

Aproveita e assiste aqui o resumo da segunda semana também:

Beijos!

Aline Czezacki, repórter do Blog da Saúde

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