A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

..

Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 08h00
  • Última atualização: 01/06/17 16h08

Ministério da Saúde monitora atendimento de pacientes com doença falciforme no RN

falciformeTécnicos do Ministério da Saúde estão em Natal, desde ontem (31), para monitorar o fluxo de atendimento aos pacientes com doença falciforme no Rio Grande do Norte. O objetivo é apoiar a implantação de uma Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. A equipe se reuniu com representantes da Coordenadoria de Hospitais (Cohur), Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (Siec), Atenção à Saúde (SUAS), Área Técnica de Saúde da Criança, Associação das Pessoas Portadoras de Anemia Falciforme (APPAF), além de membros dos órgãos envolvidos na assistência, como Hemonorte, Laboratório Central (Lacen) e Unidade Central de Agentes Terapêuticos. Em seguida, visitaram o Hemonorte e Lacen para identificar os possíveis problemas na assistência e sugerir melhorias.

Em reunião nesta quinta-feira (1º), ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho para construir a linha de cuidado às pessoas com doença falciforme, onde será institucionalizado um fluxo de atendimento – desde a triagem neonatal, com a Rede Cegonha, até a Rede de Urgência e Emergência – com as devidas pactuações com os municípios.

Ainda segundo a programação, os técnicos farão visitas aos serviços para verificar os processos da triagem neonatal, que diagnostica traços de anemia falciforme nos bebês, que passam a ser acompanhados pelo Hemonorte. De acordo com dados apresentado, no Rio Grande do Norte, 240 pessoas são acompanhadas regularmente.

O Ministério da Saúde também disponibilizará cursos à distância (EaD) para apoiar na formação e capacitação de técnicos para coleta de exames específicos, além de apoiar ações por meio de videoconferências.

João Bosco de Araújo para o Blog da Saúde

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Flickr Saúde

Fim do conteúdo da página