A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 07h00
  • Última atualização: 04/07/17 14h12

Oficinas de Prevenção Combinada com Jovens serão promovidas no Sul

 

capa oficinaO Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) promove entre segunda-feira (3/7) e quarta-feira (5/7) a primeira Oficina Regional de Prevenção Combinada com Jovens. A prevenção combinada é o grande mote da resposta brasileira ao HIV/aids em 2017, em consonância com outros países que são vanguarda no enfrentamento global do agravo.

Sediada em Florianópolis (SC), a Oficina Regional de Prevenção Combinada com Jovens – Região Sul reunirá 60 jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O encontro é fruto de uma parceria entre o DIAHV e a Coordenação Estadual de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais de Santa Catarina, com apoio das coordenações estaduais de IST/Aids do Paraná e do Rio Grande do Sul e municipais de IST/Aids de Florianópolis e Curitiba; da Coordenação Municipal de Saúde do Adolescente e de Juventude de Florianópolis; do Programa Saúde na Escola (PSE); de ONGs que trabalham com a temática das populações-chave no âmbito do HIV/aids e outras IST – e, no Ministério da Saúde, do Departamento de Apoio à Gestão Participativa e Controle Social (DAGEP/MS) e da Coordenação Geral de Saúde do Adolescente e do Jovem/DAPES/MS.

Ao todo, estão previstas sete oficinas – uma para a Região Sul; duas para a Região Sudeste; duas para a Região Nordeste; uma para a Região Norte; e uma para a Região Centro-Oeste.

OBJETIVOS – Além de ouvir o que as juventudes têm a dizer, o principal objetivo das oficinas é capacitar jovens de 18 a 26 anos das 27 unidades da federação – sobretudo aqueles(as) que pertençam às populações-chave e prioritárias para o HIV – para atuarem como multiplicadores(as) em ações de prevenção combinada do HIV em seus respectivos territórios e comunidades, a partir da elaboração de uma agenda de intervenção local com foco na educação entre pares.

PREVENÇÃO COMBINADA – As estratégias de prevenção sempre tiveram papel destacado na resposta brasileira à epidemia de HIV/aids e são resultado de uma atuação conjunta do governo brasileiro, de profissionais de saúde e de movimentos sociais. Nos últimos anos, essas estratégias foram sendo reestruturadas, resultando na prevenção combinada – um conjunto de estratégias preventivas que inclui a testagem regular para o HIV; a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP); a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP); a testagem durante o pré-natal e o tratamento da gestante que vive com o vírus; a redução de danos para o uso de álcool e outras drogas, silicone industrial e hormônios; a testagem e o tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais; o uso de preservativo masculino e feminino; imunizações; conhecimento dos marcos legais e outros aspectos estruturais e o tratamento antirretroviral para todas as pessoas infectadas com HIV.

As informações e conhecimentos adquiridos fortalecem os jovens e possibilitam que estes, uma vez capacitados(as) por meio das oficinas, atuem nos contextos municipais e estaduais e em suas comunidades. É fundamental potencializar o protagonismo dos jovens na construção de respostas às altas prevalências de HIV/aids nessa faixa etária. Assim, ao término das oficinas, esses(as) jovens serão parceiros estratégicos para promover ações de prevenção combinada para o enfrentamento do HIV/aids e demais infecções sexualmente transmissíveis.

Ao todo, sete encontros nas cinco regiões do país irão ouvir e capacitar futuros multiplicadores

Fonte:Assessoria de Comunicação
Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Julho 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6
Fim do conteúdo da página