A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 08h30
  • Última atualização: 01/11/17 10h30

Epidemia de drogas psiquiátricas é tema de seminário na Fiocruz

fiocruz casteloNos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2017, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) sediou o seminário internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Consequências e Alternativas. O objetivo do evento é contribuir para o conhecimento e ações sobre as causas e os riscos do atual modelo de doença da psiquiatria na abordagem do sofrimento psíquico, as interfaces com o processo de produção e consumo de drogas psiquiátricas, assim como a construção de alternativas terapêuticas na atenção psicossocial. A abertura está marcada para as 9h, no auditório térreo da Ensp. As pré-inscrições estão encerradas, mas o seminário terá transmissão on-line.

O evento ocorreu num contexto em que internacionalmente está ocorrendo o avanço incomensurável do fenômeno da medicalização do sofrimento psíquico e dos comportamentos sociais considerados normativamente indesejáveis.

Por meio da inflação de categorias de diagnóstico psiquiátrico, praticamente ninguém é normal, dado que virtualmente todos são pacientes "psiquiatrizáveis" a serem tratados pelo sistema de saúde. E o tratamento hegemônico é de natureza bioquímica, baseado no pressuposto que os “transtornos psíquico” diagnosticados são causados por “desequilíbrios químicos” no cérebro. "A consequência é que a sociedade sofre de uma epidemia de transtornos psiquiátricos", afirmam os coordenadores do evento.

Eles também destacaram, porém, que há evidências científicas e experiências concretas que demostram existir alternativas viáveis e seguras para a “desmedicalização”. "Para nós, brasileiros, isso é da maior importância, uma vez que tomamos consciência das consequências iatrogênicas do modelo biomédico que hoje domina o campo da saúde mental".

Seminário na Fiocruz

Levando em consideração o papel-chave da Fiocruz na pesquisa, na formação de profissionais de Saúde Pública e na construção de tecnologias de saúde com impacto positivo na promoção da saúde coletiva, o seminário reuniou cientistas e intelectuais de renome nacional e internacional para refletir sobre as dimensões do processo de medicalização e para trocar experiências sobre as alternativas a epidemiologia das drogas psiquiátricas.

A mesa de abertura teve a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, do diretor da Ensp/Fiocruz, Hermano Castro, do coordenador do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, Antonio Ivo de Carvalho, do coordenador do Laboratório de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Ensp/Fiocruz, Paulo Amarante, do presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Giannini, e de Nilo Sergio, do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial (MNLA).

A palestra de abertura Epidemia das drogas psiquiátricas foi proferida pelo jornalista Robert Whitaker, autor do livro Anatomia de uma Epidemia, publicado no Brasil pela Editora Fiocruz. O palestrante falou sobre como as drogas psiquiátricas contribuem diretamente para uma alarmante nova epidemia de doenças mentais. Ele indicou que medicamentos popularmente prescritos pelos médicos para estabilizar desordens mentais estão, de fato, induzindo mudanças patológicas na química cerebral e levando ao suicídio, a episódios maníacos e psicóticos, convulsões, violência, diabetes, falência pancreática, doenças metabólicas e morte prematura. A coordenação da mesa foi do pesquisador Fernando Freitas, da Ensp/Fiocruz, com relatoria de Tiago Coutinho.

Na palestra da tarde a Laura Delano fala sobre a Trajetória pelo sistema psiquiátrico: de “paciente” para “sobrevivente da psiquiatria”. Na ocasião, ela descreverá seus treze anos de doutrinação psiquiátrica e detalhará como foi a saída do tratamento centrado nas drogas psiquiátricas.

Fonte: Fiocruz

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Flickr Saúde

Central de Arquivos

Novembro 2017
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3
Fim do conteúdo da página