A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner-960x120

Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 18h43
  • Última atualização: 14/05/18 17h54

Conheça o Pausa Para Saúde, o Podcast do Ministério da Saúde

pausa.para.saude“Precisamos nos reinventar, modernizar os conteúdos que temos e já são bons!” Assim teve início a primeira grande reunião da Rádio Saúde de 2018, quando a coordenadora do Núcleo Multimídia, Ana Miguel, deu a tarefa de reorganizar os materiais para torná-los cada vez mais adequados aos “novos tempos”. Na prática, isso significou novas ideias para complementar as informações sobre saúde pública que nós trabalhamos cotidianamente, e a liberdade criativa para embalar nossas notícias em conteúdos mais modernos.

Esse foi o gatilho para a criação do Pausa Para Saúde, o podcast do Ministério da Saúde. O programa é pioneiro neste formato em toda Esplanada dos Ministérios, e que chegou à quinta edição nesta semana com grande repercussão. Este novo canal amplia a interação da Saúde com a população, por meio de um dos formatos mais consumidos atualmente na busca por atualização e esclarecimentos de Fake News. Os episódios podem ser ouvidos on-line via aplicativos de celular. Também é possível fazer o download do programa para ouvi-lo posteriormente, mesmo quando não há sinal de internet.

E antes de gravar esta edição sobre Parto Humanizado, o repórter Janary Damacena sentou na cadeira de entrevistado para responder algumas perguntas sobre a criação e objetivo do podcast. 

Para quem não sabe, o que é um podcast?

Janary Damacena - É um formato de publicação de arquivos multimídia, que no nosso caso é um áudio. É enviado por meio de um feed RSS, que atualiza automaticamente cada vez que é publicada uma nova edição. Dessa forma, o ouvinte pode acompanhar online, ou baixar esse conteúdo para ouvir onde e quando quiser.

Qual o formato que o Pausa para Saúde adotou?

JD - Nós aqui da rádio ouvimos bastante podcasts, mas fizemos uma pesquisa grande sobre com os melhores que existem por aí, tanto dos que são programas tradicionais de rádio jornalístico até os podcasts mais informais, com muitas piadas. Como a área da saúde está bastante voltada à população, chegamos à conclusão de que o formato ideal é o bate-papo entre duas pessoas que falam a respeito de um tema específico em cada edição, com convidados que têm foco no tema do programa em questão (o que muda a cada edição). Então, em cada podcast nós temos entrevistas estilo pingue-pongue, explicações da área técnica do ministério e de especialistas de fora da pasta, comentários jornalísticos e até mesmo a leitura de dúvidas/questionamentos da população feitas através das redes sociais.

Qual é a duração do podscast Pausa para Saúde?

Desde que chegou ao Brasil, os podcasts seguiram pelo caminho de levar os programas da rádio para a internet, sem a devida adequação do conteúdo ao formato de mídia. Isso gerou podcasts com uma hora ou mais. Mas nós fomos um pouco na contramão, pois observarmos todos os estudos a respeito do formato podcasting e os maiores veículos de comunicação mundial que os publicam. A tendência é de que sejam programas menores, com até 15 minutos, pois cerca de 90% dos ouvintes de podcast baixam os programas para ouvir durante o trajeto de casa para seus compromissos diários (trabalho, escola, faculdade). Nós então criamos programa com duração de até 10 minutos, pois é tempo suficiente para uma abordagem completa sobre qualquer assunto, fazendo com que os assinantes ouçam todo o conteúdo sem se cansar.

Como as pessoas podem ouvir o podcast Pausa Para Saúde?

Bem, como os podcasts são como programas quase que completamente voltados para a audiência na internet, nós buscamos os principais agregadores e plataformas que trabalham com esse meio como o iTunes, ACast, Blubrry, CastBox, entre outros. Mas para o Pausa Para Saúde ser bem acessado não basta ter boa divulgação, é preciso um bom conteúdo, e isso nós conseguimos a cada semana quando publicamos uma nova edição com temas que refletem a vida dos brasileiros e apresentamos dicas, curiosidades, sugestões e esclarecemos dúvidas com informações corretas, mas de maneira tranquila como uma conversa entre amigos. E foi assim que vimos os números de audiência crescer ao longo dessas semanas.

Confira as edições do Pausa para Saúde

#05 - Pausa Para Saúde: Parto Humanizado

#04 - Pausa Para Saúde: Saúde do Trabalhador

#03 - Pausa Para Saúde: Fake News

#02 - Pausa Para Saúde: Gripe

#01 - Pausa para Saúde: Sarampo

 

Adicionar Comentário

Facebook

Twitter

Instagram

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Flickr Saúde

Fim do conteúdo da página