A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner-960x120

Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 18h01
  • Última atualização: 14/06/18 12h15

Projeto reduz lotação e melhora atendimento no SUS

proad-sus-ministerio-saudeReduzir a superlotação e melhorar o atendimento em emergência de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o projeto “Lean nas Emergência” vem promovendo melhorias no atendimento hospitalar e de urgências e emergências da população brasileira que usa o sistema público de saúde.

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) possui vários projetos em execução e o monitoramento dos resultados, bem como a sustentabilidade e continuidade após finalização dos projetos dependem basicamente do tipo de projeto e da gestão de quem foi beneficiado pelo projeto. Ele é financiado com recursos de isenção fiscal, concedida aos hospitais filantrópicos, com excelência reconhecida pelo Ministério da Saúde. O Programa visa promover a melhoria das condições de saúde da população.

Com o sucesso obtido nas quatro unidades de saúde que participação da fase piloto, o projeto será ampliado, nessa primeira fase, para outros dez hospitais da rede SUS no país. Estão contemplados na próxima fase do projeto as unidades públicas: Hospital Geral de Roraima (RR), Hospital da Cidade de Passo Fundo (RS), Hospital Universitário Estadual de Londrina (PR), Hospital de Clínicas de Uberlândia (MG), Hospital do Trabalhador (PR), Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (DF), Hospital Regional de Ceilândia (DF), Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (ES), Hospital Geral de Guarulhos (SP) e Santa Casa de São Paulo (SP). Serão 90 unidades impactadas em três anos.

O “Lean nas emergências” prevê 06 meses de intervenção e 12 meses de monitoramento e acompanhamento dos indicadores de resultados, para garantir que as melhorias sejam a longo prazo.

Outros projetos do PROADI-SUS

O projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, realizado pelos 05 Hospitais de Excelência, é um esforço colaborativo para diminuir a infeção em UTIs de 120 hospitais, indicadores estes definidos para monitorar a diminuição das Infecções Relacionadas à Assistência (por Catéter Venoso Central , Pneumonia associada à Ventilação e Infecção de trato urinário relacionado ao uso de cateter). As unidades serão acompanhadas e qualificados durante os 18 meses de execução do projetos e monitoradas nos próximos 12 meses.

O PROADI-SUS permite a transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o SUS através da execução de projetos de apoio e na prestação de serviços de saúde ambulatoriais e hospitalares, enquadrados em áreas específicas, estabelecidas pela Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Saiba mais em: http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/proadi-sus

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Fim do conteúdo da página