A exibição do player de áudio desta página depende de javascript. Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

banner-960x120

Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 10h23
  • Última atualização: 04/07/18 18h47

DIAHV lança primeira cartilha para população trans

 Publicação realizada em parceria com duas entidades da sociedade civil, traz informações sobre IST, HIV, hepatites, prevenção e serviços no SUS

capa transO Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) lança a cartilha: Homens trans: vamos falar sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis?. Trata-se da primeira publicação voltada exclusivamente à saúde sexual e saúde reprodutiva da população transmasculina, com bases na prevenção combinada – nova abordagem adotada pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento do HIV.

Além de ser a primeira publicação destinada a esse público, a cartilha foi elaborada por homens trans em uma parceria com o Ministério da Saúde com o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT) e a Rede Nacional de Pessoas Trans do Brasil (RedeTrans). A cartilha usa do mesmo pioneirismo da campanha Travesti e Respeito, lançada em 29 de janeiro de 2004 pelas travestis dos movimentos sociais em parceria com o DIAHV, dando início aí ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro.

Para a diretora do DIAHV, Adele Benzaken, a cartilha veio atender uma demanda do movimento dos homens trans. “O DIAHV com essa iniciativa atende à demanda da população transmasculina que reivindicava um material específico para eles e, ao mesmo tempo, dá visibilidade e preenche uma lacuna o tema.” Adele destaca ainda que o mais importante é que a publicação, apesar do apoio dado pelo DIAHV, o conteúdo foi construído todo pelo público a quem se destina, “é um material feito por homens trans para homens trans”.

A publicação tem 49 páginas onde há definições sobre quem são os homens trans e quais seriam os mais vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis (IST), a depender das vulnerabilidades e práticas de cada um. Há também explicações sobre as IST, como o HIV, as hepatites B e C, HPV, sífilis, além de orientações sobre prevenção de IST nos sexos oral, vaginal e anal. O leitor encontrará informações sobre onde encontrar preservativos e lubrificantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a testagem, além de definições sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e medicamentos antirretrovirais. A cartilha tem um capítulo específico sobre os direitos dos homens trans no SUS Política Nacional de Saúde Integral LGBT com informações sobre o respeito ao nome social em todo o SUS, o cartão SUS com o nome social e o processo transexualizador na rede pública.

Para o representante da RedeTrans, Rafael Carmo Ramos, a publicação é crucial para a prevenção ao HIV junto a essa população. "Essa cartilha é de suma importância para a população de homens trans, pois ela faz com que nossas demandas de prevenção ao HIV e outras IST ganhem visibilidade nas pautas de saúde." O representante do Ibrat, Alexandre Peixe dos Santos afirma o quanto a cartilha vai contribuir na visibilidade e nortear as questões relacionadas a saúde dos homens trans. “Para o IBRAT, essa cartilha significa um passo importante para a visibilidade dos homens trans e traz consigo um norte para os cuidados em saúde e prevenção às IST/Aids."

A cartilha tem por objetivo também dar capilarização às informações sobre a saúde do homem trans e contribuir com os profissionais de saúde, para que conheçam mais e melhor as demandas de saúde sexual e saúde reprodutiva desse público, num material de consulta rápida e fácil, com informações baseadas em evidências.

O conteúdo da cartilha está disponível em: https://bit.ly/2tR36vY

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

TV Saúde

Web Rádio Saúde

TUBERCULOSE: Ministério da Saúde lança Plano Nacional para enfrentar a doença 

Fim do conteúdo da página