Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 18h51
  • Última atualização: 27/08/18 11h02

Dia do Psicólogo: Marcela Leal fala da sua rotina no NEMS/RJ

Uma mente saudável é fundamental para o bem-estar de qualquer indivíduo. Ciente disso, no dia 27 de agosto é comemorado, o Dia Nacional do Psicólogo. Data em que a profissão foi regulamentada no ano de 1964, através da Lei 4.119/64, no governo João Goulart. Quando se comemora o Dia Nacional do Psicólogo, não estamos nos referindo apenas o que tem consultórios particulares. Existem psicólogos nos serviços públicos, como nas Clínicas de Família e também nas organizações privadas e públicas O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NEMS/RJ) é um exemplo disso, que conta com uma equipe voltada para a saúde mental dos seus servidores.

A psicóloga recifense Marcela Leal se formou em Brasília e atua como psicóloga no serviço público desde 2012. “Depois da graduação, fiz formação em Abordagem Centrada na Pessoa, especialização em Psicopedagogia e atualmente estou cursando uma formação em Experiência Somática. Estagiei na área de Saúde do Trabalhador da Infraero e iniciei minha vida profissional como psicóloga e psicopedagoga atuando em clínicas que ofereciam atendimento multiprofissional a criança com necessidades especiais. Em 2012, iniciei minha carreira no serviço público e desde novembro de 2015 atuo no PAS do NEMS/RJ.”


foto 3No NEMS/RJ, Marcela também atua em parceria com o Programa de Qualidade de Vida (PMQV), onde é focalizadora da Dança Circular, prática reconhecida pelo Ministério da Saúde como Prática Integrativa e Complementar de Saúde, por meio da publicação da Portaria GM/MS nº 849, de 27 de março de 2017.

“Além disso, também dedico uma pequena parte do meu tempo livre para a clínica”, conta Marcela, que faz questão de dizer o que a deixa mais feliz como psicóloga: “o mais gratificante de trabalhar no PAS é poder contribuir para a melhoria do bem-estar, da qualidade de vida e da satisfação com o trabalho dos servidores do NEMS-RJ”.

No setor de Promoção e Atenção à Saúde do Servidor (PAS), Marcela atua como integrante da equipe de Saúde Mental do Espaço de Escuta Técnica Qualificada, composta também por Ana Paula Reguete e Raquel Fernandes. Também atua como focalizadora da Dança Circular no programa Ser na Roda que tem como objetivo fortalecer nos servidores que dele participam o sentimento de pertencimento a um grupo dentro do próprio local de trabalho, além de contribuir para o exercício da consciência corporal, do foco no presente (Atenção Plena) e do autoconhecimento”.

A presença e atuação de profissionais da psicologia é importante e rica nas mais diversas áreas. No trabalho em escolas, em empresas e corporações, em hospitais, em pesquisa, no esporte, na educação, na área jurídica e em diversas outras e por isso que Marcela, quando acabou o ensino médio não teve dúvidas de escolher a psicologia.

“Eu queria uma profissão que levasse em conta a saúde integral e o bem-estar das pessoas. Então escolhi a psicologia, acreditando que ela contemplaria esse meu desejo de contribuir para a saúde, levando em conta a integração corpo-mente. Acho a minha profissão muito gratificante. A satisfação que sinto quando me vejo contribuindo de alguma forma para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de alguém não tem preço.”

Thiago Tostes (NEMS/RJ)

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página