Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 12h07
  • Última atualização: 24/06/19 12h16

Profissionais de saúde se mobilizam voluntariamente para vacinação da gripe

vacinabrasilConscientizar cada vez mais a população sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública e desmentir as recentes fake news que promovem uma verdadeira cruzada contra as vacinas, é o objetivo central do Movimento Vacinal Brasil. Essa iniciativa do Governo Federal tem a proposta de reverter o quadro de quedas das coberturas vacinais no país nos últimos anos com ajuda da própria população.

E com essa proposta em mente, um grupo de enfermeiras da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se voluntariou para colaborar com a iniciativa, oferecendo a vacina trivalente que protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e a Influenza do tipo B, para mais de 2.000 servidores no Ministério da Educação (MEC), no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e na própria Ebserh.

A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza do Ministério da Saúde e foi organizada pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho da Ebserh (Sost), e mobilizou os profissionais de enfermagem antenados com o Movimento Vacina Brasil - que tem proposta de ser realizado ao logo de todo o ano e não apenas durante as campanhas de vacinação. De acordo com a chefe do Sost, Marta Pinheiro Lima, a participação é importante, pois “ao oferecer essa imunização, nós esperamos que o trabalhador não fique vulnerável à gripe, bem como a outras doenças decorrentes dela e que podem levar, inclusive, à morte”, explicou.

A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde. A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações nos casos graves da doença. Existem outras formas de se proteger contra a gripe, como lavar as mãos constantemente com água e sabão, ou usar um álcool em gel para fazer a higienização. Além disso, evitar ficar muito tempo em lugares fechados com muitas pessoas. Se você estiver gripado, é importante ficar de repouso em casa para evitar passar a doença para outras pessoas.

Rede Hospitalar Ebserh

Criada em 2011, a empresa é vinculada ao Ministério da Educação e administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, auxiliando nos atendimentos de saúde do país.

Andressa Brito e Janary Damacena, para Blog da Saúde 

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página