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  • não publicado
  • Publicado: Segunda, 25 de Agosto de 2014, 12h22
  • Última atualização: 25/08/14 12h27

Vitamina D

Foto: David Papazian/ CorbisResponsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no nosso organismo, a vitamina D é essencial para a saúde dos ossos. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% da necessidade diária pode ser adquirida pela exposição diária ao sol. Mas alimentos como leite integral, fígado e peixes de águas profundas como salmão e atum, também são fontes de vitamina D.

A designer Rubia Rodrigues, por exemplo. descobriu há um ano que tem deficiência de vitamina D. Rubia acredita que a falta desse nutriente no organismo foi provocada pelo baixo consumo de peixe."Aumentei a ingestão de peixe. O que foi muito tranquilo no dia a dia porque é um alimento que eu gosto. A médica nçao conseguiu entender o porquê dessa deficiência. Sou uma pessoa que saio muito ao ar livre, tomo bastante sol, principalmente final de semana. Me exponho bastante ao sol, às vezes sem protetor. Então ela não conseguiu enquadrar isso pelo fato de não tomar sol, não foi essa a justificativa."

A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, destaca os principais benefícios gerados pela vitamina D."A vitamina D é importante para o bom funcionamento do nosso organismo, para a regulação do sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa, e ela faz parte de todo um processo de tratamento e prevenção, inclusive, de doenças autoimunes, como artrite reumatoide e a esclerose múltipla."

Para garantir a ingestão diária de vitamina D, o Ministério da Saúde recomenda, além de consumir alimentos como leite, fígado e peixe, garantir a exposição solar de quinze a vinte minutos pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às dez da manhã ou após as quatro da tarde. 

 

Fonte: Jorge Macedo/ Agência Saúde

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