Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Geral
  • não publicado
  • Publicado: Segunda, 10 de Novembro de 2014, 16h31
  • Última atualização: 11/11/14 09h27

Blog da Saúde participa de encontro de blogueiros e ativistas em Redes Sociais

No último sábado, 08 de novembro, aconteceu o 2º Encontro de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde, em São Paulo, com realização da união da ONG Blogueiros da Saúde, do Grupo EncontrAR e do Grupo de Pacientes Reumáticos de Ribeirão Preto e Região (GRUPAR). O evento acontece anualmente e promove a troca de experiências e fortalecimento dos blogueiros e ativistas em redes sociais que abordam o tema “saúde”.

Nesta segunda edição, O Blog da Saúde foi parceiro oficial do evento, que tem como objetivo incentivar a democratização da informação em saúde e evidenciar a importância dos formadores de opinião como agentes de transformação social. A equipe participou da mesa “Saúde nas Redes” e falou sobre o funcionamento das ferramentas de comunicação utilizadas pelo Ministério da Saúde, com enfoque na responsabilidade, tempo e qualidade do maior canal oficial de informação sobre saúde do país.

O evento contou, também, com a presença de Aline Silveira, farmacêutica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologia em Saúde – DGITS, da Secretaria de de Ciência, Tecnologia e Insumos Terapêuticos – SCTIE. A profissional de saúde foi diagnosticada com câncer de mama em 2013 e deu início ao blog “Câncer com otimismo” em uma rede social, que conta com mais de três mil inscritos.

A médica oncologista Maria Inez Gadelha, diretora do Departamento de Departamento de Atenção Especializada (Gabi, confirma esse carga dela pra mim, por favor? É no 9106), da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, também participou com a mesa sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do MS. Em sua fala, a médica ressaltou a participação de estabelecimentos de saúde e de ensino, associações, sociedades de especialistas e laboratórios farmacêuticos em consultas públicas.

A Vice-Presidente do GRUPAR, uma das responsáveis pelo evento, Priscila Torres, destacou o papel dos ativitas online da área de saúde para os usuários de redes sociais e leitores de blogs. “Através da nossa experiência, nós entendemos que existe uma grande importância dos blogueiros de redes sociais de saúde no acolhimento, informação, educação para o auto cuidado em saúde, na aceitação da doença e, principalmente, na adesão ao tratamento médico por compreender realmente a importância de ter o cuidado com a saúde”, afirma Priscila, que complementou ressaltando a influência da informação no tratamento da população. “Nós acreditamos que a informação faz parte do tratamento. Ela não consta na prescrição médica, em comprimidos ou gotas, mas a informação faz parte do tratamento e ela pode modificar a vida de um paciente, principalmente quando a gente convive com uma doença crônica”, defende.

Ainda com a realização dos grupos EncontrAR e GRUPAR, na sexta-feira, 07, ocorreu o 1º Encontro de Blogueiros de Esclerose Múltipla. Os dois eventos reuniram, na Câmara Municipal de São Paulo, administradores de grupos e fanpage na redes social Facebook, blogueiros e ativistas digitais de saúde, estudantes e profissionais de saúde, de comunicação, mídias sociais e pacientes usuários de redes sociais e blogues.

Conheça outros palestrantes do evento em http://www.blogueirosdasaude.org.br/.

 

Fonte: Bia Magalhães/ Blog da Saúde

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Facebook

Twitter

Fim do conteúdo da página