Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Agenda MS > Ministério da Saúde participa de mobilização nacional contra o Aedes
Início do conteúdo da página
Agenda MS
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 14 de Março de 2016, 10h24
  • Última atualização: 14/03/16 10h38

Ministério da Saúde participa de mobilização nacional contra o Aedes

foto-14032016Trabalhadores do Ministério da Saúde se uniram, na manhã desta sexta-feira, em Brasília, para vistoriar áreas externas do edifício sede, logo depois de participarem de uma ação de educação e mobilização, o Diálogo Permanente sobre Combate ao Aedes aegypti. As duas atividades realizadas pelo MS fizeram parte da mobilização nacional, programada para ocorrer simultaneamente, nesta manhã, em todos os órgãos da administração pública direta e indireta do Governo Federal. Por meio de atividades como as de hoje, o Ministério da Saúde objetiva fortalecer o protagonismo e o engajamento de seus trabalhadores no enfrentamento ao mosquito transmissor de dengue, da chikungunya e do vírus zika, não somente dentro de casa, mas também no ambiente de trabalho.

“O objetivo dessa vistoria é mostrar aos trabalhadores do MS a necessidade da atenção e envolvimento de todos no combate ao Aedes aegypti, além de mantê-los motivados a participar”, explica o secretário-executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, que, ao lado do subsecretário de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS), Antônio Mallet, encabeçou o grupo que percorreu o entorno do prédio. “ O país vive um momento único no enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito e o mutirão nos prédios públicos federais é uma resposta comprometida com a saúde de todos os brasileiros. A adesão de todos é responsabilidade social”, afirma Agenor Álvares.

 Mallet também explicou que, a partir da limpeza no local de trabalho e da sensibilização sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito, os trabalhadores se tornam agentes em suas próprias casas, ruas e bairros, e ajudam a combater o Aedes aegypti. “A participação de todos é fundamental para a efetividade das ações. Se cada um dos trabalhadores utilizar uma parcela do seu tempo inspecionando os ambientes doméstico e de trabalho, o combate ao Aedes terá êxito. Isso é demonstração de cidadania”, completa.

foto-14032012
O que fazer

Durante a vistoria, a tecnologista da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), Tatiana Mingote Ázara lembrou a importância de encher de areia até a borda todos pratos dos vasos de planta, furar as lixeiras para a água escoar e o recolhimento periódico do material das caçambas.
O mutirão de combate ao mosquito na administração pública federal teve início no dia 29 de janeiro passado, sobretudo na Esplanada dos Ministérios. Além de ter mobilizado servidores públicos e demais trabalhadores que atuam nos órgãos, a ação teve também como foco a vistoria dos imóveis da União, incluindo imóveis urbanos e rurais e vagos, como salas, terrenos e fazendas.

Texto: Nucom CGESP/SAA/MS
Edição: Comunicação Interna/ASCOM/GM/MS

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página