Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Agenda MS > Departamento IST/Aids e hepatites virais do MS participa do IX Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem
Início do conteúdo da página
Agenda MS
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2016, 11h00
  • Última atualização: 12/01/17 11h02

Departamento IST/Aids e hepatites virais do MS participa do IX Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem

 

joao camaraO coordenador-geral de Ações Estratégicas em IST, Aids e Hepatites Virais do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais, João Paulo Toledo, participou nesta terça-feira (22) do IX Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem – Saúde do Casal no Período Pré-Natal, na Câmara dos Deputados. O encontro é realização da Comissão de Seguridade Social e Família e tem o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.

O objetivo do fórum é estimular a conscientização e ressaltar a importância da prevenção de doenças que mais afetam os homens. “Os homens são mais arredios e resistentes a frequentar os locais de saúde. É preciso iniciar a discussão no âmbito federal e levar as propostas de ações a estados e municípios, a fim de diminuir essa rotina de receio e preconceito por parte do homem para se tratar”, afirmou o presidente da comissão, o deputado federal Jorge Silva (PHS-ES), que também é médico urologista.

 

João Paulo Toledo participou do encontro com a palestra “IST no Período Pré-Natal” e apresentou as razões da mudança da terminologia de DST para IST; a triagem de IST na gestação (HIV, sífilis e hepatite B); o panorama da aids no Brasil; a aids em menores de cinco anos; a sífilis no país; e a atenção no pré-natal com os pais. “O tratamento do parceiro é peça fundamental na interrupção da cadeia de transmissão da sífilis. É preciso que a participação dele se torne um hábito, pois sua companhia estimula a mãe em todas as etapas da gestação antes do parto”, afirmou. “Temos desafios nas estratégias para as saúdes da mulher e do homem e, dentre elas, está a implantação de políticas públicas de atenção ao pré-natal”, concluiu.

Também participaram do evento o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Moreira (com o tema “Paternidade e Cuidados”); o membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia Geraldo Eduardo Faria (“Movimento Novembro Azul”); a presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Dra. Carmita Abdo (“Sexualidade do Casal no Período Pré-Natal”); a consultora legislativa da Câmara dos Deputados Mariza Shaw (“Projetos de Leis e PECs Sobre Saúde do Casal”); e a analista técnica de políticas sociais da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde Thaís Fonseca de Oliveira (“A importância do Pré-Natal da Mulher na Saúde da Família”).

Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também a página do DDAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/DSTAidsHV

 

Registrado em:
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página