Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Combate ao Aedes > Ministério realiza ações divertidas para mobilizar a população contra o Aedes
Início do conteúdo da página
Combate ao Aedes
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2017, 09h30
  • Última atualização: 10/02/17 10h22

Ministério realiza ações divertidas para mobilizar a população contra o Aedes

16602175 1325561410816581 2998003730663504601 oAedes aegypti em ação do Ministério da Saúde. Foto: Rodrigo NunesA nova campanha de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, está mobilizando a população desde novembro do ano passado. O objetivo é chamar a atenção para as consequências das doenças transmitidas pelo mosquito, além da importância de eliminar os focos.

Uma das ações da campanha é o chamado para que toda sexta-feira seja dia de eliminar o mosquito. Caso não seja possível no dia sugerido, outro dia pode ser escolhido para reunir colegas de trabalho, amigos e familiares. o Ministério da Saúde também tem elaborado conteúdos de conscientização com um tom leve e divertido.

Já foram produzidos conteúdos em vídeo, como um Mannequin Challenge que desafia a população a não ficar parada enquanto o mosquito se prolifera em locais que acumulam água parada, seja em garrafas, calhas, plantas, pneus ou lixeiras. Outros vídeos também foram elaborados para dizer que o mosquito pode estar na sala da sua casa, banheiro ou piscina, mesmo que você não perceba.

Confira os vídeos na playlist do Ministério da Saúde no youtube: Combate Aedes

Em todos os vídeos o mosquito é representado através de uma fantasia que chama a atenção e destaca o “vilão” da história. A jornalista do Paraná, Bianca Machado, acredita que dessa forma é possível conscientizar a população. “Estou gostando bastante. Hoje na internet as pessoas são mais abertas a esses conteúdos mais descontraídos”.

Além dos vídeos, também foram produzidos conteúdos em rádio para mobilização e teste de conhecimento sobre o Aedes, incluindo o programa “Show da Saúde de Combate ao Aedes aegypti”.

Ouça aqui o programa Show da Saúde e teste se você sabe tudo sobre o Aedes aegypti:

As redes sociais do Ministério também estão constantemente envolvidas para divulgação dos conteúdos. A ação mais recente é uma intervenção nas redes sociais envolvendo o mosquito. A ideia é passar para os internautas que o Aedes “invadiu” a página Combata a Dengue e apenas com a participação das pessoas ele pode ser combatido.

Os internautas receberam a seguinte mensagem: “Informamos a todos que nossa página Combata a Dengue foi invadida. O Ministério da Saúde já está tomando todas as medidas necessárias para resolver o problema. Contamos com o apoio de todos para eliminar o mosquito: https://www.facebook.com/combataadengue”. A brincadeira leva à página de Combate a Dengue, que atualmente está “invadida”.

WhatsApp Image 2017-02-03 at 10.21.41

A professora Adriana Fernandes, que mora no Distrito Federal, levou um susto quando viu o aviso no facebook. “Achei que tinham invadido a página de verdade. Depois que vi do que se tratava achei muito divertido. Realmente prendeu a minha atenção”.

Acesse aqui a página de Combata a Dengue do Ministério da Saúde

Continue acompanhando as ações do Ministério da Saúde para combater o Aedes aegypti, e não se esqueça de usar a hashtag #MosquitoNão.

16665584 1327767237262665 5928596435889614792 o

Aline Czezacki, para o Blog da Saúde

Fim do conteúdo da página