Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Ministério da Saúde promove encontro para discutir situação da dengue nas regiões Norte e Nordeste
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2015, 17h28
  • Última atualização: 21/01/16 17h06

Ministério da Saúde promove encontro para discutir situação da dengue nas regiões Norte e Nordeste

Técnicos municipais e estaduais de saúde das regiões Norte e Nordeste e integrantes do Ministério da Saúde vão estar juntos nesta terça e quarta-feira para debaterem o fortalecimento e aprimoramento das ações de combate à dengue e a chikungunya. O objetivo da reunião é discutir os aspectos clínicos, de vigilância e de diagnóstico das doenças, além de abordar os desafios e expectativas da vigilância epidemiológica de cada estado e município.

O encontro é fundamental para o planejamento e fortalecimento das ações que combatem essas doenças, como explica o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho.“Tanto a Região Norte, quanto a Região Nordeste, são duas regiões que estão ainda com a baixa incidência de dengue. Mas, por essa razão é importante que as medidas de intensificação sejam mantidas para que esse período de transmissão que ainda vai até maio, essas ações sejam intensificadas.”

Um dos principais pontos debatidos na reunião pelos participantes é sobre a assistência à pacientes com dengue e chikungunya nas regiões Norte e Nordeste . O atendimento adequado a essas pessoas resulta diretamente na redução de casos graves e mortes em decorrência da doença. O coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, afirma que o encontro é positivo, principalmente, para a população dessas duas regiões. “Principalmente a possibilidade de não ter epidemias de dengue, pois as epidemias determinam uma carga muito grande para a sociedade e, principalmente, diminuir a possibilidade de ter mortes pela doença.”

Para auxiliar os profissionais de saúde no atendimento adequado dos pacientes com dengue e chikungunya, o Ministério da Saúde possui diversas publicações sobre o tema.

Fonte: Victor Maciel/ Agência Saúde

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página