Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Profissionais têm acesso a telediagnóstico pelo EstomatoNet
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2015, 10h54
  • Última atualização: 01/09/15 10h59

Profissionais têm acesso a telediagnóstico pelo EstomatoNet

A estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade bucal e no complexo maxilo-mandibular. Esta é mais uma área com acesso ao diagnóstico facilitado pelo TelessaúdeRS/UFRGS no Rio Grande do Sul.

O EstomatoNet tem como objetivo dar suporte para dentistas e médicos no diagnóstico e manejo de lesões bucais na atenção primária à saúde/atenção básica (APS/AB), evitando encaminhamentos desnecessários e agilizando o atendimento de casos de alto risco.

 

O serviço é gratuito. Para solicitá-lo, basta acessar a página do EstomatoNet no site do TelessaúdeRS/UFRGS no endereço: http://www.ufrgs.br/telessauders/nossos-servicos/telediagnostico-estomatonet.

O profissional deverá preencher o formulário com informações sobre o caso clínico e enviar uma foto para avaliação. Caso não haja acesso à internet no local de atendimento, o formulário pode ser baixado e preenchido manualmente, para que os dados sejam enviados online em outro momento. O preenchimento do formulário e envio de fotos da(s) lesão(ões) são essenciais para a validação do pedido e elaboração do laudo.

Após o envio, o caso é avaliado por profissionais do TelessaúdeRS/UFRGS que definem o diagnóstico ou as hipóteses mais prováveis. Caso necessário, o profissional solicitante também recebe recomendações para realizar exames ou fazer encaminhamentos com urgência. O laudo com sugestões de conduta e manejo para cada situação é enviado via Plataforma de Telessaúde ao profissional solicitante.

Fonte: UFRGS

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página