Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Centro de Estudos Estratégicos promove série de debates online
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 25 de Setembro de 2015, 10h46
  • Última atualização: 25/09/15 10h46

Centro de Estudos Estratégicos promove série de debates online

O Brasil vive um momento de definição de rumos, seja para dar continuidade, com novas ênfases, aos processos em curso, seja percorrendo novos caminhos. Considerando a importância de se analisar e debater a conjuntura brasileira em suas diversas dimensões, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CCE/Fiocruz) dará início, em 1º de outubro, das 14h às 16h, ao ciclo de debates online Futuros do Brasil.

O tema da primeira edição, O Brasil de 2015: um momento entre dois ciclos?, será debatido pelos sociólogos e pesquisadores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), José Maurício Domingues e Fabiano Santos. “Queremos entender a atual situação, bastante confusa, como costumam ser os momentos de transição, olhando, porém, para o longo prazo, de fato para o futuro do Brasil, indo além da conjuntura mais imediata”, explicou José Maurício, pesquisador associado do CEE/Fiocruz. “Neste primeiro evento, buscaremos analisar os elementos principais da crise política, assim como os desdobramentos dessa transição de um ciclo longo, cujas origens remontam aos anos 1970, na luta pela democratização, para outro, cujas características ainda não estão claras”, observou.

 

“O termo futuros diz respeito ao objeto do Centro de Estudos Estratégicos”, disse o coordenador do CEE/Fiocruz, Antonio Ivo de Carvalho. “Trazendo especialistas, como cientistas sociais, sociólogos, cientistas políticos, economistas, vamos acompanhar o cenário que se configura para o país”.

Com transmissão online, a série Futuros do Brasil volta-se a uma audiência virtual e abre a possibilidade de interação dos debatedores com o público, que poderá enviar perguntas durante o evento. Os debates ocorrerão periodicamente, sempre via internet, e deverão dar origem a cadernos que buscarão sintetizar essas seções, a serem veiculados também em meio eletrônico. “Nos debates seguintes queremos enfrentar as questões da política social e da economia, bem como da própria organização da sociedade civil”, anunciou José Maurício.

Serviço:
Debates online CEE/Fiocruz - Futuros do Brasil: O Brasil de 2015: um momento entre dois ciclos?
Data: 1º de outubro
Horário: 14h às 16h
Transmissão pelo link: www.fiocruz.tvq.br

Mais informações:
(21) 3882-9133
cee@fiocruz.br

Foto: CEE/Fiocruz

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página