Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2015, 11h23
  • Última atualização: 19/10/15 11h25

Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SNCT2015 materia 0Desde sua primeira edição, em 2003, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). E este ano não será diferente. Vencedora do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica em 2015, a Fundação foi reconhecida por suas iniciativas que contribuíram para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas pelo grande público. Com a conquista, não podemos deixar de participar deste, que é considerado o maior evento de popularização da ciência no Brasil.

Em sua última edição, a Fiocruz trouxe um público total de 14.300, entre visitantes espalhados por Manguinhos, Jardim Botânico, Ciência Móvel e Brasília – responsável pela maior frequência entre as nossas unidades, com 10 mil visitantes. Neste ano, já temos contabilizadas o agendamento de quase 50 escolas para visitação no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O dia 19 de outubro marca a abertura da SNCT 2015 na Fiocruz, em Manguinhos. Agendada para as 14h, a conferência de abertura tratará da percepção pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, e contará com uma palestra do vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. Estarão presentes no dia da abertura o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Lima, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Elian e Claudia Levy, secretária geral da SBPC.

O tema da 12ª edição da SNCT, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro, é Luz, Ciência e Vida, e remete à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Os visitantes poderão conhecer e interagir com diversos experimentos, como a criação de animais, efeitos e influências da luz na vida dos animais e dos seres humanos, além de brincadeiras, filmes e leituras de livros para crianças.

Diversas unidades e setores da Fiocruz participarão das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Entre elas estão o Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal/Fiocruz), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiicruz), o Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Púbçoca (Ensp/Fiocruz), a Biblioteca de Manguinhos e a Editora Fiocruz, além também do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN). A programação completa pode ser consultada no Portal Fiocruz.

Entre as atividades, está a Mostra Internacional de Vídeos Científicos, que será incluída no circuito do Museu da Vida. Com exibições em diversos horários entre os dias 20 e 23 de outubro, a programação conta com curtas e longas-metragens que serão exibidos ao logo do dia tanto no Centro de Recepção do Museu da Vida (Estação do Trenzinho), como no Salão de Exposições temporárias em horários alternativos.

Outra curiosidade sobre a SNCT 2015 é a reinauguração do Borboletário Fiocruz, no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. O espaço, único na cidade, retoma suas atividades no dia 22 de outubro. Com uma área de 84 metros quadrados, o borboletário reproduz o habitat natural de quatro espécies de borboletas, de diversos tamanhos e cores, permitindo que o visitante interaja com os insetos em todas as etapas da vida – desde o ovo, até virar a borboleta que todos conhecemos. O borboletário entrará no circuito de visitação do Museu da Vida, que manterá sua programação normal durante a semana, com entrada gratuita.

A Fiocruz na SNCT 2015 pelo Brasil

As unidades regionais da Fiocruz não ficaram de fora da programação. Há atividades espalhadas pelo Rio de Janeiro e também pelo Brasil. Confira:

Brasília
No Pavilhão do Parque da Cidade, a exposição Vias do Coração ficará aberta entre os dias 19 e 25 de outubro. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, a exposição tem formato compacto, linguagem acessível e comunica-se com toda a família. Combinando conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas, a exposição procura divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares.

Pernambuco
A Fiocruz Pernambuco realizará a exposição Dengue, evento que é o resultado da parceria entre o Museu da Vida (Rio de Janeiro) e o Espaço Ciência (governo de Pernambuco). O projeto integra, ao mesmo tempo, a SNCT e a comemoração dos 65 anos da unidade regional da Fundação. Quem for visitá-la encontrará, logo na entrada, uma escultura com mais de dois metros de um mosquito Aedes aegypti e percorrerá os espaços, interagindo com conteúdos multimídia, divertidos e ilustrados. A mostra traz também informações não apenas sobre o próprio mosquito, mas igualmente sobre o vírus causador da dengue, os sintomas da doença, as formas de transmissão e os meios de controle - tanto os que são utilizados pelos serviços de saúde como os que estão ao alcance da população.

Rio de Janeiro: Quinta da Boa Vista
A exposição itinerante Biodiversidade e Saúde, estará na Quinta da Boa Vista entre os dias 22 e 25 de outubro, das 10h às 17h. Com atividades programadas para maiores de 12 anos, a exposição permite aos visitantes conhecer espécies brasileiras ameaçadas de extinção e provoca uma reflexão sobre as relações ecológicas dentro do ambiente da floresta.

Rio de Janeiro: Nova Iguaçu
O Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos, na sua temporada Arte e Ciência sobre Rodas, estará no Sesc Nova Iguaçu entre os dias 21 e 23 de outubro. O museu itinerante de ciências apresentará suas atrações interativas desenvolvidas pelo Museu da Vida. A ação tem como finalidade promover a popularização da ciência e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes. Para isso, explora temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente. Levados a bordo de um caminhão, os módulos ajudam a despertar o interesse pela ciência de modo divertido e lúdico.

Rio de Janeiro: Petrópolis
O Museu da Vida leva a exposição Pesos e medidas: vale quanto pesa? ao Palácio Itaboraí, em Petrópolis, marcando a abertura da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia (SNCT). Entre os objetivos da mostra está a apresentação de diversas referências que destacam as primeiras formas utilizadas pelo Homem na busca de parâmetros de equivalência entre objetos, e também discutir conceitos de medida e mostrar como se deu a invenção das balanças. A maioria dos objetos expostos fazem parte do acervo museológico da Fiocruz sob guarda do Museu da Vida, cujos itens, em sua maior parte, eram utilizados pelos laboratórios e departamentos da instituição. A exposição, inaugurada no dia 16 de outubro, tem visitação gratuita e ficará aberta até o dia 18 de dezembro.

Além das regiões descritas acima, as unidades regionais de Mato Grosso do Sul e Rondônia também possuem atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Consulte a programação completa e detalhada de toda a SNCT 2015.

Fonte: Philippe Matta /VPEIC/Fiocruz

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página