Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Fiocruz promove debate sobre chikungunya, zika e dengue
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 10h19
  • Última atualização: 21/01/16 17h04

Fiocruz promove debate sobre chikungunya, zika e dengue

15 10 22 SeminarioDoencas INTERNACom o objetivo de contribuir com a ampliação do conhecimento sobre as viroses emergentes, buscando o fortalecimento do SUS no enfrentamento dos atuais desafios da vigilância e da atenção à saúde, a Fiocruz realizará nos dias 3 e 4/11 o seminário Vigilância em Saúde das Doenças Virais Chikungunya, Zika e Dengue: desafios para o controle e a atenção à saúde. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá no auditório do Museu da Vida e será aberto por Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet.

Com a iniciativa, a Fiocruz busca colaborar com a prevenção destas enfermidades, principalmente depois que foi divulgado, em setembro de 2014, o primeiro caso de chikungunya. Transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti, explodiu em duas epidemias: uma no Amapá e outra na Bahia. Introduzida em um cenário dominado pela dengue, e pelas suas características peculiares, foi difícil o reconhecimento desta como uma nova enfermidade. Paralelamente, em outros estados da união, particularmente no Nordeste, passou a circular a virose zika, também transmitida pelo Aedes. Compôs-se assim com a dengue, uma tríade de viroses febris exantemáticas (erupções cutâneas provocadas por doença infecciosa).

A Fiocruz vem colaborando com o Ministério da Saúde no controle dessas viroses e, diante da possibilidade de epidemias no Brasil, faz-se necessário um debate para ampliar o conhecimento dessas viroses e enfrentar o desafio no campo da vigilância em saúde.

Confira a programação.

Evento:

Seminário: Vigilância em Saúde das Doenças Virais Chikungunya, Zika e Dengue: desafios para o controle e a atenção à saúde
Data: 3 e 4 de novembro de 2015
Local: Auditório do Museu da Vida (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro)
Horário: 8h30 às 17h
Inscrições
Mais informações: (21) 3885-1625

Fonte: Fiocruz

Registrado em:
Assunto(s): Chikungunya , Dengue , Zika
Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página