Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Congresso de HIV/Aids e de Hepatites Virais acontece em novembro
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 10h29
  • Última atualização: 23/10/15 13h42

Congresso de HIV/Aids e de Hepatites Virais acontece em novembro

capa materia congressoA partir desta quarta-feira (21/10), o portal do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde publicará matérias semanais em preparação à abertura – em novembro – do 10º Congresso de HIV/Aids e do 3° Congresso de Hepatites Virais “Novos Horizontes, Novas Respostas”. Os dois eventos serão realizados entre os dias 17 e 20 de novembro, em João Pessoa, e pretendem abrir um valioso espaço de debate em torno desses dois grandes temas.

A ocasião é propícia: no ano em que se celebram os 30 anos de luta contra o HIV/aids no Brasil, uma série de importantes avanços foram alcançados em ambos os temas. Neste novo momento de protagonismo, o Brasil tem ousado ao colocar em pauta uma série de estratégias inovadoras que abrem perspectivas promissoras à resposta nacional a esses agravos.

 “Os novos horizontes abertos pela ciência e pela inovação demandam, dos atores de diversos setores – estados, municípios, academia, profissionais de saúde, ONGs, imprensa, parceiros internacionais –, novas respostas, condizentes com o que há de mais atual, para que possamos, coletivamente, melhorar as condições de vida das pessoas vivendo com o HIV e com hepatites virais e, ao mesmo tempo, controlar essas epidemias”, diz o diretor do DDAHV, Fábio Mesquita.

Cerca de 2.500 participantes são esperados para os quatro dias de intensa programação dos dois congressos, que reunirão diversos ícones nacionais e internacionais da luta contra as epidemias em pauta – como o premiado médico e pesquisador Julio Montaner, argentino, que dirige o Centro de Excelência em HIV/Aids da Columbia Britânica, no Canadá, e é o criador da estratégia “Treatment as key to Prevention” (TasP); a infectologista Beatriz Grinsztejn, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC), da Fiocruz, e coordenadora da plataforma do estudo PrepBrasil; e o gastroenterologista francês Marc Bourlière, chefe do departamento de Hepato-Gastroenterologia do Hospital Saint Joseph, em Marselha, para citar alguns.

CARDÁPIO – Para acompanhar o tom inovador dos congressos de HIV/Aids e de Hepatites Virais, os congressos terão atividades dinâmicas e interativas – como as plenárias (as principais sessões dos eventos, reunindo todos os participantes para abordar assuntos específicos); mesas-redondas (com especialistas e moderador e intervenções da plateia); simpósios (com debate direto entre expositores e participantes); apresentação de práticas bem-sucedidas no Brasil (relatos de participantes), de pôsteres (trabalhos e pesquisas) e trabalhos orais. Ao mesmo tempo, a Vila Social estará fervilhando com uma programação organizada por 14 entidades nacionais de luta contra a Aids e as Hepatites Virais envolvidas de corpo e alma na programação. A Vila Social ainda será um local de debates, rodas de conversa, exposições e muitas outras atividades inovadoras.

A programação das sessões foi montada pelos comitês científicos dos dois congressos e os pôsteres e trabalhos orais foram selecionados por um grupo de mais de 100 pareceristas entre os mais de 2.000 trabalhos inscritos.

Confira a lista de trabalhos aprovados para o Congresso: http://aidshvbrasil2015.aids.gov.br/sites/default/files/lista_de_trabalhos_aprovados.pdf

No dia 17 de novembro, serão realizadas também diversas atividades antes da abertura dos congressos – em especial o I Encontro Amazônico de HIV/Aids e de Hepatites Virais, reunindo os cinco países da América do Sul que têm partes da Floresta Amazônica em seus territórios.

O Congresso promete. Venha compartilhar suas experiências em João Pessoa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página