Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Margaret Chan comenta importância da segurança no trânsito
Início do conteúdo da página
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2015, 16h36
  • Última atualização: 20/11/15 16h36

Margaret Chan comenta importância da segurança no trânsito

22727212759 9f998e7fe1 zA médica chinesa Margaret Chan lidera, desde 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em ocasião da abertura da 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, em Brasília, Chan comentou em depoimento exclusivo ao Blog da Saúde sobre a importância de um trânsito mais seguro.

A presidente da OMS colocou a segurança no trânsito como um assunto de grande importância na agenda de desenvolvimento sustentável. “Estamos na metade da década de ação pela segurança no trânsito, então precisamos continuar trabalhando para fazer progressos. Os países e suas populações devem implementar medidas para evitar que pessoas morram de causas preveníveis como acidentes de carro”, comenta.

 

Todos os anos acontecem 1,25 milhão de mortes por ano no mundo em decorrência de acidentes de trânsito, sendo 90% delas em países de baixa e média renda. Chan indica cinco medidas simples e eficazes que ajudam a reduzir estas mortes. Entre elas estão: reduzir o limite de velocidade; usar cinto de segurança; se for motociclista, usar capacete; se tiver uma criança no carro usar dispositivos de contenção; e por último, mas não menos importante, quando consumir bebidas alcoólicas, não dirigir. 

Segundo a diretora da OMS, para adotar essas cinco medidas os governos devem ter leis para tal e implementa-las de forma adequada. Motoristas e motociclistas também devem cumprir seu papel. “Dirigir e falar ao celular é inaceitável. Você está pondo em risco não só sua vida como a de outros”, comenta.

Para quem se interessa pelo assunto, Chan deixa uma dica. “Se você quer saber das conquistas ou falhas de um determinado país, acesse o relatório da OMS, nele você encontra as informações de cada país”.

Confira o vídeo legendado com a fala completa de Margaret Chan:

 

Fonte: Gabriela Rocha/ Blog da Saúde

Foto: Luís Oliveira

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página