Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > UNA-SUS completa cinco anos
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2015, 11h12
  • Última atualização: 09/12/15 13h44

UNA-SUS completa cinco anos

Nessa terça-feira (8), a publicação do Decreto 7.385 que institui a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) completa cinco anos. Desde sua criação, o Sistema UNA-SUS alcançou um total de 253.633 matrículas em todo Brasil, estando presente em 5.084 municípios, 426 regiões de saúde e 28 estados da federação, incluindo o Distrito Federal.

O Sistema UNA-SUS é composto por três elementos estruturantes: Rede UNA-SUS, ARES e Plataforma Arouca e tem como objetivo atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para atingir o maior número de profissionais de saúde, potenciais alunos e ultrapassar as fronteiras físicas, o Sistema conta com uma rede de 35 instituições de ensino superior, que trabalham de forma colaborativa com vistas à produção e oferta de cursos que utilizam a estratégia de educação a distância.

Nesses cinco anos, a Rede UNA-SUS ofereceu 109 cursos, que abordam os mais diversos temas da saúde, desde assuntos específicos como prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças – a exemplo dos cursos de dengue, tuberculose, HPV e chikungunya – até temas mais abrangentes, como política de saúde da população negra, população campesina e saúde integral LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

O UNA-SUS também se propõe a estruturar programas modulares de formação, permitindo a titulação progressiva em cursos livres, de extensão, aperfeiçoamento e especialização. O primeiro exemplo é o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância, voltado para gestores e profissionais de saúde, para promover a implantação e o gerenciamento de serviços de atenção domiciliar e qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

A atuação da UNA-SUS também se faz presente nas ofertas da especialização e cursos livres (módulos) em Atenção Básica, voltada para profissionais do Programa Mais Médicos e PROVAB.

Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES)

O ARES é um repositório digital público, no qual são armazenados e ficam disponíveis para consulta os recursos educacionais multimídias utilizados pelas instituições que compõem a Rede, em suas ofertas de cursos. É um acervo público, com materiais em diversos formatos, alimentado de forma colaborativa e de acesso livre pela internet.

Hoje, o ARES possui 2.582 materiais educacionais, disponíveis para redistribuição e reutilização livre, graças a sua política de acesso aberto. Há dois meses, o acervo ganhou um upgrade, com layout mais leve e navegação facilitada. O ARES 2.0 também teve software e estrutura de organização de conteúdo atualizados. O processo de publicação no acervo também mudou e, agora, está mais fácil e intuitivo.

Os temas com maior quantidade de recursos submetidos são: Atenção Primária/Saúde da Família, com 1.594; Educação em Saúde, com 464 e Promoção da Saúde, com 462 objetos.

Qualquer instituição educacional ou de saúde pode contribuir para o Acervo UNA-SUS. Para maiores informações acesse o Portal UNA-SUS em: http://www.unasus.gov.br

Plataforma Arouca

O Sistema UNA-SUS também oferece a Plataforma Arouca, sistema de informação que concentra o histórico educacional e profissional daqueles que atuam na área da saúde. A ferramenta permite que profissionais de saúde visualizem e pesquisem cursos voltados especificamente para sua profissão, sua região e seus interesses, além de permitir o acesso aos certificados dos cursos realizados.

A plataforma agrega informações de diversas bases de dados, como Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNRM), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Com a UNA-SUS, os profissionais da saúde podem ser certificados em diversos níveis e modalidades. A gama de ofertas inclui cursos abertos, de extensão, aperfeiçoamento, especialização e mestrados profissionais.

Assim, a Plataforma Arouca conta com poderosas ferramentas de análise e geoprocessamento, permitindo que os gestores planejem, monitorem e avaliem ações educacionais voltadas para trabalhadores da saúde.

Fonte: SE/UNA-SUS

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página