Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > 28º Seminário NEASIOPS: “Nova contabilidade, novos desafios”
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 11 de Dezembro de 2015, 11h58
  • Última atualização: 11/12/15 11h58

28º Seminário NEASIOPS: “Nova contabilidade, novos desafios”

Em 2016 o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), que é de uso obrigatório para estados e municípios, passará por adequações para atender aos novos padrões da Contabilidade Pública Brasileira. O assunto será tratado no 28º Seminário Nacional dos Núcleos Estaduais de Apoio ao SIOPS (NEASIOPS), dias 15 e 16 de dezembro de 2015, sob o tema “Nova contabilidade, novos desafios”.

O 28º Seminário NEASIOPS é promovido pelo Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID/SE) , por meio Coordenação Geral de Economia da Saúde (CGES). Além de apresentar noções da nova Contabilidade Pública Brasileira, o seminário tem o objetivo de esclarecer procedimentos para a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e demonstrar as principais mudanças no SIOPS 2016/2017.

 

Carlos Eduardo da Silva Sousa, diretor-substituto do DESID, avalia positivamente a realização do evento, por tratar de um sistema que se constitui como essencial base de dados sobre recursos alocados para o setor. “O SIOPS é um importante instrumento para a gestão pública em saúde no Brasil e também se consolida como relevante fonte para a discussão em torno do financiamento e planejamento do SUS e da saúde no país. Isso porque reúne informações que servem de subsídios para pensar o volume de recursos e sua utilização pelos gestores”, destaca.

O evento é voltado para os Núcleos Estaduais de Apoio ao SIOPS (NEASIOPS) do Ministério da Saúde (MS) que atuam nos estados e municípios do Brasil oferecendo auxilio no preenchimento das informações no SIOPS. Os gestores de secretarias estaduais de Saúde, representantes de secretarias de Fazenda, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e do DATASUS também foram convidados para participar do 28º NEASIOPS.

“É extremamente importante que os apoiadores do SIOPS nos Estados, ou seja, os NEASIOPS, recebam e se apropriem das orientações sobre as mudanças que o SIOPS sofrerá em virtude da nova contabilidade. Estamos empenhados em disseminar essas informações”, disse a Coordenadora Geral de Economia da Saúde, Maria Eridan Pimenta Neta.

SIOPS
O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde – SIOPS – é um instrumento para a gestão pública em saúde e seu uso é obrigatório para a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme determina a Lei Complementar nº 141 de 13 de Janeiro de 2012. Estados e municípios que não declararem os gastos com saúde no SIOPS podem sofrer sanções como o corte de recursos. Mais informação sobre o SIOPS no link: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/siops/mais-sobre-siops/5982-o-que-e-siops


SERVIÇO
O que: 28º Seminário Nacional dos Núcleos Estaduais de Apoio ao SIOPS (NEASIOPS)
Quando: dias 15 e 16 de dezembro de 2015
Onde: local a definir
Horário: de 8 à 18h
Mais informações:
CSIOPS : 6' 3315 3172

Fonte: Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento – DESID Secretaria Executiva – SE/Ministério da Saúde –MS

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página