Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Fiocruz promove webinar sobre segurança do paciente
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2016, 12h26
  • Última atualização: 20/01/16 11h29

Fiocruz promove webinar sobre segurança do paciente

shutterstock 258726044Uma das premissas para o alcance da cultura de segurança nas instituições de saúde é a existência de uma comunicação aberta, honesta e transparente entre os profissionais de saúde, os serviços de saúde e seus pacientes frente à ocorrência de um evento adverso. Essa estratégia é denominada Disclosure (abertura de informações) e para debater esse tema, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz promoverá um Webinar sobre o tema no dia 25 de janeiro, às 10h.

A palestra será ministrada pela enfermeira Fernanda Fernandes, especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e consultora de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fernanda apresentará a experiência do HIAE na aplicação dessa abordagem, incluindo sua implementação, a superação das barreiras e os resultados obtidos.

Segundo a American Medical Association a abertura ampla de informações sobre a ocorrência de um evento adverso no cuidado de saúde pode ser definida como a comunicação entre um ou mais profissionais de saúde e um paciente, família ou pessoas próximas, em que se reconhece a existência do erro, discute-se o que aconteceu e os links entre os erros e os resultados inesperados, e é explicado o que será feito para evitar a recorrência desses eventos adversos. Também é parte significativa do disclosure o suporte aos profissionais de saúde envolvidos no evento adverso.

“Existem inúmeras evidências científicas de que essa abordagem contribui para o cuidado centrado no paciente, para a aprendizagem mais acelerada a partir da ocorrência de eventos adversos e para a redução de processos de judicialização. No entanto, existem barreiras para a utilização dessa abordagem, como o receio de processos judiciais e administrativos, a cultura punitiva ainda prevalente, e a incompreensão do que efetivamente provocou a ocorrência do evento adverso, entre outros tópicos. A finalidade desse webinar é exatamente discutir aspectos conceituais, e os desafios e as estratégias de implementação do disclosure, a partir da experiência concreta de uma instituição hospitalar brasileira de excelência que é o HIAE”, explica o Dr. Victor Grabois, Coordenador Executivo do Proqualis.

Sabe mais sobre como participar do Webinar:

Webinar é um tipo de webconferência, a qual, após a apresentação da palestra, os participantes podem interagir, a partir de um chat para envio de perguntas e/ou comentários.
Para participar do Webinar sobre Disclosure do Proqualis:

1) Presencialmente: O evento acontecerá no auditório do Instituto Oswaldo Cruz, no prédio Leonidas Deane da Fiocruz, que tem a capacidade para 100 pessoas. Para tanto, é necessário inscrição através do e-mail proqualis@icict.fiocruz.br, informando nome completo, instituição, função e se participa ou não do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição.

2) Virtualmente: Acesse o link: http://webconf2.rnp.br/fiocruz_scd
ou para mais informações acesse o tutorial que contém todas as informações para participar da webconferência: http://proqualis.net/noticias/proqualis-realiza-webinar-sobre-disclosure-no-dia-25-de-janeiro-às-10-horas

Serão disponibilizados 100 acessos, individuais ou institucionais. Recomenda-se a utilização do Internet Explorer ou do Firefox.

Fonte: Isis Breves/ Fiocruz

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página