Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Últimos dias de inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2016, 06h30
  • Última atualização: 19/07/16 17h37

Últimos dias de inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

 

obsma epsjv interna 0A Fundação Oswaldo Cruz lembra que faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma). O evento é destinado ao ensino fundamental e médio, incluindo ensino profissionalizante e de jovens e adultos (EJA). Professores podem inscrever trabalhos sobre saúde e meio ambiente realizados por seus alunos em sala de aula. As inscrições são feitas pelo hotsite da Olimpíada e terminam dia 29 de julho.

Os trabalhos devem se encaixar em uma das seguintes modalidades: produção audiovisual, produção de texto ou projeto de ciências. Mais especificações podem ser encontradas no regulamento da premiação.

A Obsma já recebeu quase duzentas inscrições e espera-se um total de mil trabalhos. Até agora, estão envolvidos 784 professores e 16.730 alunos na competição. É premiado um trabalho de cada categoria (fundamental e médio) em cada uma das três modalidades pedidas, para cada região. Desses, um recebe o prêmio nacional. A cerimônia de premiação acontece na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, no mês de novembro, em data a ser definida.

 

Oficinas Pedagógicas

Um dos destaques do trabalho da Olimpíada Nacional de Saúde e Meio Ambiente é a promoção de oficinas pedagógicas pelo Brasil. A equipe se desloca de sua sede e vai atrás dos professores para incentivá-los a abordar temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula e dão inspiração para elaborarem bons trabalhos junto a seus alunos.

Nesse ano quatro cidades do Estado de Goiás receberam encontros. No total, as oficinas receberam 146 professores. A iniciativa é uma parceria entre pesquisadores do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) com as instituições anfitriãs.

O que é a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educativo criado em 2001 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tem abrangência nacional e a cada dois anos recebe, avalia e divulga projetos desenvolvidos por professores e alunos em sala de aula. A Obsma busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar e que as atividades pedagógicas de professores e escolas ganhem visibilidade. Estão entre os objetivos da Olimpíada, o incentivo a realização de atividades interdisciplinares relacionadas à saúde, ao meio ambiente e à qualidade de vida nas escolas brasileiras de educação básica e conhecer, valorizar e divulgar essas atividades.

A Olimpíada já recebeu trabalhos sobre preservação de recursos hídricos, problemas gerados pelo lixo, malefícios causados por agrotóxicos, entre outros, expressos em poesias, documentários, cordéis, pesquisas de campo, reportagens e projetos de reciclagem.

Para mais informações acesse no site oficial da Olimpíada o regulamento do projeto, notícias e trabalhos apresentados nas edições anteriores. No site também é possível saber mais sobre as oficinas pedagógicas promovidas pela Obsma. No caso de dúvidas, entre em contato com a organização pelos telefones (21) 2560-8259, (21) 97907-6222 ou pelo e-mail olimpiada@fiocruz.br.

Por: Camille Dornelles (EPSJV/Fiocruz)

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página