Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > UNA-SUS promove acesso aberto a recursos educacionais em saúde
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 08h00
  • Última atualização: 16/02/17 09h34

UNA-SUS promove acesso aberto a recursos educacionais em saúde

unasus bannerNesta terça-feira (14), comemora-se o 15º aniversário da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BAAI), marco que definiu, pela primeira vez, o Open Acess, e estimulou avanços significativos na compreensão e adoção de práticas e políticas de acesso aberto em governos, instituições e universidades em todo o mundo.

Por acesso aberto, entende-se a disponibilidade e o acesso às informações no meio digital (artigos, imagens, vídeos, documentos etc.) para que qualquer pessoa possa ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar gratuitamente. E esta é justamente uma das diretrizes que norteiam a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a promoção do “acesso a todo material didático por meio da internet, em repositórios de acesso aberto”, conforme Portaria IM nº 10, 11/07/2013, inciso I, Art. 3º.

Por meio do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), a UNA-SUS disponibiliza hoje mais de 7400 recursos educacionais desenvolvidos para o ensino-aprendizagem de trabalhadores da saúde. A estruturação do acervo foi baseada na Política de Acesso Aberto da UNA-SUS que definiu parâmetros e fluxos da negociação de direitos autorais dos recursos educacionais inseridos, pois somente com a cessão de direitos autorais é possível garantir que o material seja reutilizado em várias ações educacionais.

arte pag-basica direitos-autorais

Direitos Autorais - Para fortalecer a política de acesso aberto, a UNA-SUS também lançou, em setembro do ano passado, o curso Direitos Autorais para Produção de Recursos Educacionais em EaD com o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas das equipes de produção de cursos das instituições participantes do Sistema UNA-SUS, no que tange a gestão de direitos autorais dos materiais utilizados em suas ofertas educacionais.  

Segundo a cientista da informação responsável pelo ARES e também conteudista do curso, Aline Jacob, as instituições ainda têm muitas dúvidas com relação ao que é possível fazer com o material que está no acervo.

“Temos materiais cujos direitos foram transferidos e qualquer um pode utilizar, mas também temos materiais licenciados que são regidos por outros termos, que não os da UNA-SUS. Então, ainda há certa confusão sobre o que pode e o que não pode ser feito”, analisa Aline.

Atenta a isso, a Secretaria Executiva da UNA-SUS desenvolveu a capacitação online trazendo diversas ferramentas e orientações para facilitar o entendimento sobre a Política de Acesso Aberto da UNA-SUS e a gestão dos direitos autorais. “O objetivo do curso é, sobretudo, melhorar a gestão dos direitos autorais para garantir que os recursos produzidos no âmbito do Sistema UNA-SUS fiquem abertos para qualquer pessoa utilizar, além de possibilitar que as instituições reutilizem esses materiais em novas ofertas, impactando, por exemplo, no custo e tempo de produção”, conclui Aline.

A capacitação - Com carga horária total de 60 horas, o curso está em seus últimos dias de inscrições, que seguem abertas apenas até o dia 19/02. Ele apresenta, em seu primeiro módulo, os principais conceitos relacionados à propriedade intelectual, direito autoral, direito de software e direito da personalidade, para nas unidades seguintes trabalhar a aplicabilidade destes conceitos e a gestão dos direitos autorais, com o recorte do Sistema UNA-SUS.

Apesar do recorte voltado para os profissionais que trabalham com a produção de cursos do Sistema UNA-SUS, qualquer pessoa interessada no tema tem acesso livre ao curso, com direito a certificação.

Clique aqui e faça a sua inscrição!

Fonte: Assessoria de Comunicação da UNA-SUS

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página