Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Amapá: Programação destaca conscientização e combate à Hanseníase
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 08h30
  • Última atualização: 08/03/17 18h45

Amapá: Programação destaca conscientização e combate à Hanseníase

hanseniase amapaO Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), em Macapá, montou uma programação especial para o Dia Estadual de Combate a Hanseníase, no dia 11. Como reforço das estratégias de enfrentamento à doença, nesta segunda-feira, 6, na Praça da Bandeira, técnicos do centro deram orientações distribuíram materiais informativos à comunidade, sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento.

De acordo com a diretora do CRDT, Inês Celeste, o objetivo da campanha é reduzir o número da doença, detectar precocemente novos casos e tratá-los de forma ativa. "A identificação do diagnóstico precoce ajuda a reduzir, principalmente, possíveis sequelas que a hanseníase provoca e o tratamento se torna mais eficaz, por isso a importância de mobilizar a população com orientações e distribuição de material", explicou.

A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa e de desenvolvimento lento. Os sintomas iniciam com lesões, que ainda são pouco valorizadas pelos pacientes, o que pode desencadear incapacidades e deformidades se a pessoa não for tratada a tempo. Só em 2016, o CRDT registrou 93 novos casos.

A estudante Clara Peres foi uma das que recebeu orientação dos profissionais e que não tinha nenhum conhecimento sobre a doença, mas que agora ficará mais atenta e alertará também a sua família. "Sei da existência da doença, mas não tinha noção dos males que ela causa à saúde. Agora, terei mais cuidado e também irei transmitir a mensagem para aqueles que também não sabem sobre a hanseníase”.

Na terça-feira, 7, os profissionais do CRDT, acadêmicos da Faculdade Seama, Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde (CVS) e Associação dos Amigos da Hanseníase realizarão uma caminhada pelas principais ruas do bairro Santa Rita até o Conjunto Habitacional São José. A programação contará com distribuição de folders com informações para a população, como forma de alertar para os riscos, sinais e cura da hanseníase.

A programação será finalizada na sexta-feira, 10, com um mutirão de atendimento ao público na sede do CRDT, com a realização de exames e ações de educação em saúde.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde do Amapá

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página