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Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 16h07
  • Última atualização: 14/03/17 16h10

Evento discute estratégias das Ouvidorias nos Hospitais Federais do RJ

Mediação de conflitos e valorização dos profissionais serão debatidos durante palestra. Haverá entrega de certificados aos profissionais elogiados por pacientes nos hospitais

ouvidoriaA primeira edição da Semana das Ouvidorias dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro acontecerá entre os dias 15 a 17 de março, com o propósito de debater a gestão do diálogo nas unidades. O encontro é promovido pela Ouvidoria-Geral do Departamento de Gestão Hospitalar (DGH), responsável pela coordenação do trabalho de escuta nos hospitais do Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado.

Nos dois primeiros dias da programação haverá atividades nos hospitais, como a entrega de “Diplomas de Elogios” aos profissionais que receberam agradecimentos dos pacientes. O encerramento acontecerá sexta-feira, a partir das 9 horas, com um colegiado ampliado e uma palestra sobre a “Mediação de Conflitos e sua relevância para o trabalho da Ouvidoria na área da saúde”, ministrada pela advogada Sílvia Vieira,  especialista em direitos humanos.

 

PARTICIPAÇÃO SOCIAL - Raquel Rodrigues, Ouvidora-Geral do DGH, explica que a ouvidoria é um espaço democrático de comunicação que recebe manifestações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sejam eles pacientes, seus familiares ou profissionais de saúde, e articula soluções com os gestores. “Por meio de solicitações, reclamações, denúncias, informações e elogios os usuários são inseridos no processo de gestão, ampliando as possibilidades de participação social, garantida pela constituição cidadã”.

A Ouvidoria-Geral atua para estimular a inclusão dos usuários como atores na gestão da saúde e busca a valorização profissional como estratégia direcionada aos trabalhadores, com entrega de “Diplomas de Elogios” aos funcionários. Em 2016 foram registrados 928 elogios, feitos por pacientes, para registrar a satisfação no atendimento. “O canal da Ouvidoria é mais utilizado para realizar solicitações e reclamações, há uma falta de cultura em valorizar o elogio no ambiente de trabalho. Isso precisa ser mudado, pois quando entregamos os certificados, observamos a satisfação das pessoas pelo reconhecimento de seu trabalho”, revela Raquel.

Programação

  • 15 e 16/03 – Entrega “Diplomas de Elogios” nos Hospitais Federais
  • 17/03 – Colegiado Ampliado de Ouvidorias. Palestra sobre “Mediação de Conflitos e sua relevância para o trabalho da Ouvidoria na área da saúde”.

Horário: 9h às 12h
Local: sala 901 – Departamento de Gestão Hospitalar

 

Pâmela Pinto, Assessora de Comunicação Social do Ministério da Saúde (RJ)

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