Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Museu itinerante da Fiocruz visita cidade mineira de Janaúba
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 07h00
  • Última atualização: 07/04/17 10h17

Museu itinerante da Fiocruz visita cidade mineira de Janaúba

15 04 07 cienciamovel internaA próxima viagem do museu de ciência da Fiocruz será ao município de Janaúba, a 540 quilômetros da capital Belo Horizonte, no norte de Minas Gerais. A segunda cidade mais populosa da região tem pouco mais de 71 mil habitantes e poderá conhecer, gratuitamente, as divertidas atividades do Ciência Móvel – Arte e Ciências sobre Rodas. A iniciativa tem patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também conta com apoio do CNPq/Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Na cidade mineira, os módulos da exposição serão montados na Escola Estadual Jose Gorutuba entre os dias 10 e 12 de abril.

 

Em seus quase 11 anos de estrada, a unidade móvel do Museu da Vida (espaço no campus da Fiocruz em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro) é levada a bordo de uma carreta, cujo baú vira sala para exibição de vídeos de ciências. Em suas viagens, o caminhão já levou ciência, conhecimento e cultura a 92 municípios da Região Sudeste do Brasil, percorreu quase 70 mil quilômetros e alcançou mais de 760 mil pessoas.

 

A programação do Ciência Móvel está dividia nos eixos temáticos Por dentro de nós e Na onda da transformação. O primeiro compreende o corpo humano e a saúde: o mundo micro (microscopia e insetos), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (neurônio e percepção visual com as câmaras escuras e os modelos de olho, anamorfose e ilusão de óptica), percepção auditiva (espelhos sonoros). O segundo eixo compreende energia e movimento: energia elétrica (bicicleta geradora, pilha humana, casa maquete) e energia mecânica (cadeira giratória, alavanca, roldanas, girotec e vento que aprisiona). Além dos diversos módulos interativos, o museu itinerante da Fiocruz apresentará em Janaúba atividades com o grupo Nopok Circus, que mistura arte circense e ciências.

Serviço: Ciência Móvel - Arte e Ciências sobre Rodas

Local: Escola Estadual José Gorutuba, nº 605 – no Centro de Janaúba.
Datas e horários de visitação:
10/04: das 8h às 12h; 13h30 às 16h30
11/04: das 8h às 12h; das 13h30 às 16h30; das 18h às 20h
12/04: das 8h às 12h; 13h30 às 15h30

Fonte: COC/Fiocruz

 

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página