Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Cursos e Eventos > Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde: matricule-se já!
Início do conteúdo da página
Cursos e Eventos
  • publicado
  • Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 06h00
  • Última atualização: 07/04/17 10h13

Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde: matricule-se já!

ad inscri abertasAcabam nessa segunda-feira (10/4), as matrículas para os cursos sobre Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar, oferecidos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UERJ). Ambos fazem parte do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, parceria entre diversas Instituições da Rede UNA-SUS e o Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, gestores do SUS e trabalhadores de outras áreas correlatas às temáticas podem se inscrever gratuitamente, pelo link. O curso tem início imediato.

O curso sobre Judicialização já alcançou 2.196 inscritos e 869 certificados. Já a temática da Violência possui 4023 inscritos e 1458 certificados.

Conheça mais sobre os cursos:

 

  • Judicialização da Saúde em Atenção Domiciliar

Com carga horária de 30 horas, traz a análise do SUS no contexto do direito à saúde, baseado na Constituição Federal, especialmente quanto à judicialização da saúde no Brasil.
Os conteúdos tratam dos contextos que permeiam a estrutura do SUS e o direito à saúde e abordam temas como saúde pública; atuação do Judiciário no enfrentamento de conflitos entre cidadão e Estado e as premissas para se compreender o que pode ser objeto de ação judicial. Por fim, a última unidade trata da Judicialização no contexto da Atenção Domiciliar.

  • Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar

Com carga horária de 45 horas, o curso orienta quais devem ser as ações tomadas pelos profissionais de saúde em casos de violência, incluindo os processos de identificação, manejo e encaminhamento, bem como o uso do protocolo de segurança.
Serão analisados os impactos da violência na saúde e no ambiente familiar, com foco nesse tipo de situação em cada segmento populacional. Também é abordado o cotidiano do profissional da Atenção Domiciliar dentro das comunidades e áreas de maior risco.
Para saber mais e visualizar todos os cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UERJ

Adicionar Comentário

Comentários

  • Nenhum comentário encontrado
Fim do conteúdo da página